Paraíba – Projeto e-Transitar / 1º Quadrimestre 2021

Transmissões virtuais sobre trânsito marcam o Movimento Maio Amarelo na Paraíba

🎗️Maio Amarelo 2021🎗️

No dia 5 de maio de 2021, iniciou-se a programação virtual do Maio Amarelo desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que foi transmitida pelas redes sociais do órgão (Youtube, Instagram e Facebook).

Devido a pandemia de Covid-19, este é o segundo ano com adaptação necessária dos tradicionais eventos para meios virtuais durante o Maio Amarelo, movimento mundial de conscientização para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Com o tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, o superintendente do Detran-PB Dr. Isaías Gualberto, abriu oficialmente a programação do Maio Amarelo na Paraíba, com mediação da Coordenadora de Educação de Trânsito da Paraíba – CET/PB, Ana Paula Buzetto. Participaram da solenidade a Coordenadora Estadual do Programa Vida no Trânsito – PVT/PB e Chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), Gerlane Carvalho, Dr. Carlos André, superintendente da PRF-PB, Dr. Carlos Pereira, superintendente do DER-PB, Dr. George Morais, superintendente da SEMOB – JP, comandante do BPTRAN-PB, tenente-coronel Jucier Pereira, Dr. Cláudio Furtado, Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, entre outros.

Seguindo a programação do Maio Amarelo, no dia 12 de maio de 2021, a live promovida foi sobre o “Panorama dos acidentes de trânsito na Paraíba”. Participaram a Coordenadora Estadual do Programa Vida no Trânsito – PVT/PB e Chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES-PB, Gerlane Carvalho; a Gerente Operacional de Atenção às Urgências e Emergências, Déborah Gomes, e o Diretor Técnico do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, Dr. Sebastião Viana Júnior.

Só nos atendimentos realizados nos Hospitais de Emergência e Trauma da Paraíba por Acidentes de trânsito (acidentes de moto, carro, bicicleta e atropelamentos) em 2020, foram mais de 9.900 atendimentos realizados no Hospital de Trauma de João Pessoa e mais de 10.000 atendimentos no Hospital de Trauma de Campina Grande, e o total de 825 pessoas foram a óbito vítimas de acidentes no trânsito no mesmo ano. Dados estes monitorados pelo PVT-PB e setor de Vigilância da SES-PB.

A Programação do Maio Amarelo abordou a questão do envolvimento da saúde e o trânsito, com uma boa participação e alcance do público, desenvolvendo vários temas tais como: análise de dados dos registros de atendimentos por acidentes de trânsito e óbitos ocorridos no estado, assistência prestada as vítimas, tempo de permanência nos hospitais, gravidade das lesões, média dos custos por paciente, traumas físicos e psicológicos, bem como a explanação da cobertura do SAMU e número de ocorrências de acidentes de trânsito na Paraíba .

Faça como o Governador da Paraíba João Azevedo! Pratique o respeito e a responsabilidade no trânsito! 🚲🚶🚙

Fonte: SES/PB