Paraíba – Projeto e-Transitar / 1º Quadrimestre 2021

A Coordenação do Programa Vida no Trânsito da Paraíba (PVT-PB), através do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), com o intuito de auxiliar e nortear as ações de educação e fiscalização para o trânsito, voltadas a prevenção de acidentes, realiza mensalmente o repasse para os órgãos de trânsito e outros setores, do Boletim Informativo dos Atendimentos realizados nos Hospitais de Emergência e Trauma da Paraíba e dos óbitos por acidentes de trânsito ocorridos no estado.

No primeiro quadrimestre de 2021, foram registrados 2.972 atendimentos por acidentes de trânsito no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, localizado em João Pessoa, para atendimentos de acidentes de motocicleta, carro, bicicleta e atropelamentos. Já no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande foram realizados 3.191 atendimentos por acidentes de trânsito. No mesmo quadrimestre de 2020, foram registrados 3.130 atendimentos no hospital de Trauma de João Pessoa e 3.221 no hospital de Trauma de Campina Grande. Houve uma redução no número de atendimentos por acidentes de trânsito nos dois hospitais de Trauma da Paraíba, quando comparado ao mesmo período quadrimestral em 2020, sendo os acidentes mais frequentes por motocicleta e aumento significativo dos atendimentos por acidentes de bicicleta.

Apesar da redução do número de atendimentos no primeiro quadrimestre de 2021 nos Hospitais de Emergência e Trauma da Paraíba, o número de óbitos por acidentes de trânsito no primeiro trimestre deste ano aumentou (n= 193), quando comparado ao mesmo período de 2020 (n= 189). Diante desse cenário, intervenções intersetoriais contínuas, direcionadas com foco em fatores de risco prioritários (álcool e direção, velocidade excessiva ou inadequada) e para os grupos de vítimas prioritários (motociclistas, pedestres e ciclistas) são necessárias.

A Qualificação das informações referentes aos acidentes de trânsito nos boletins enviados mensalmente, foi um dos esforços e estratégia de fortalecimento da vigilância nesse primeiro quadrimestre de 2021. Com a desarticulação do Formsus/MS, plataforma que era utilizada anteriormente para o monitoramento dos atendimentos por acidentes de trânsito no âmbito dos serviços hospitalares e em unidades de pronto atendimento da Paraíba, a coordenação do PVT-PB através da SES-PB, criou um novo formulário para dar continuidade aos registro dos atendimentos de acidentes de trânsito e simultaneamente está planejando junto com o núcleo de Tecnologia da Informação desta secretaria, o Sistema de Informações Hospitalares de Trânsito da Paraíba (SIH- Trânsito).

Destacamos também que, durante o primeiro quadrimestre, construímos com o apoio do Projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito do CONASS, o Plano Anual de Trabalho, com o objetivo de traçar estratégias para reduzir o número de Acidentes de Trânsito através de ações integradas com os órgãos de trânsito e outros setores, direcionadas a educação, fiscalização e prevenção de acidentes no trânsito; auxiliar e nortear as ações do PVT-PB e monitorar através da vigilância, os atendimentos por acidentes de trânsito nos serviços de saúde e os óbitos na Paraíba.

Fonte: SES/PB