Plano de Cuidados na Planificação da Atenção à Saúde

O Conass realizou na terça e quarta-feira (2 e 3) uma oficina com participação de profissionais de secretarias estaduais e municipais, dos consultores e facilitadores da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). O objetivo do encontro foi a elaboração do Plano de Cuidados a ser utilizado no acompanhamento de usuários com condições crônicas de saúde no âmbito da PAS, além do aprimoramento dos instrumentos para a Rede do Idoso, contemplada em um dos projetos do Projeto de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde (Pases/Conass).

No primeiro dia, foram apresentados instrumentos que estão sendo utilizados em estados e municípios onde a PAS está em andamento. Segundo a assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista, o Plano de Cuidado para o Modelo de Atenção às Condições Crônicas está sendo adequado para a prática nas unidades de saúde. “A padronização que buscamos aqui não será engessada, pois as realidades locais são muito distintas. A base é para todos e as especificidades serão construídas localmente”, explicou.

Ela esclarece ainda que o instrumento, apesar de ser utilizado e acompanhado pelo especialista, deve ser elaborado na Atenção Primária à Saúde (APS), por isso, alguns processos, além de aprimorados, estão sendo integrados com a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). “O Plano de Cuidados contempla o autocuidado, o autocuidado apoiado e a pactuação com o usuário. O especialista irá fazer o matriciamento e capacitar os profissionais da APS e aprimorar o plano”, reitera.

__

Assessoria de Comunicação do Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000