Policlínicas ampliarão atendimentos pelo SUS nas regiões do Rio Caetés e Lago de Tucuruí

Prontas para serem inauguradas neste mês de junho, as policlínicas das regiões do Rio Caetés, com sede em Capanema, e do Lago de Tucuruí, no município homônimo, serão estratégicas para o atendimento de especialidades médicas às populações dos municípios de abrangência, encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde após a primeira consulta em clínica médica.

As unidades fazem parte de uma estratégia adotada pela gestão estadual para assegurar acesso digno e de qualidade a tratamentos médicos em todas as regiões do Pará, a partir do modelo adotado na Poli Metropolitana, de Belém. Realizado por equipes multiprofissionais, o fluxo agiliza as demandas dos hospitais regionais para consultas e realização de diagnósticos. A previsão é que até o final deste ano, outras policlínicas devam estar também disponíveis em Marabá, Altamira, Santarém e Breves.

No caso da Policlínica do Rio Caetés, é um espaço pensado para complementar e aumentar os serviços já ofertados à população da Região de Integração Rio Caeté, agregando serviços de Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise (TRS), atendimento ambulatorial, fisioterapia e aumento da capacidade de internação, além de um Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea), que será entregue em um outro momento, já com a policlínica em funcionamento.

Terá dois pavimentos, com 2.458,34 metros quadrados de área construída, ao lado do Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema. No térreo estará a sala de Terapia Renal Substitutiva (TRS), com 20 poltronas para “diálise branca” e duas poltronas para “diálise amarela”, além de oito consultórios, um deles para exame de endoscopia e reabilitação (sinésio e mecanoterapia, além de terapia ocupacional e fonoaudiólogo). Para o pavimento superior serão 16 enfermarias, com três leitos cada, totalizando 48 leitos de internação, além de dois para isolamento.

Ao todo, serão mais 50 leitos para garantir atendimento ágil e de qualidade à população da região de saúde Rio Caetés, formada por 16 municípios, incluindo Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu.

A policlínica do Lago Tucuruí terá três pavimentos – terréo, primeiro e segundo andar e também vai garantir atendimentos de hemodiálise, duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala de exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, Raio X, Métodos Gráficos (teste ergométrico, ECG, Eletrocardiograma), ultrassonografia e consultórios para atendimento ambulatorial.

Localizado no bairro da Santa Mônica, a policlínica também vai sediar, no térreo, um Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea). O local será referência para atendimento de cerca de 500 mil habitantes da região Lago do Tucuruí, formado pelos municípios Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Tailância e Tucuruí.

Para ambas as policlínicas, os usuários terão acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades Básica de Saúde (UBS), via Central de Regulação de cada município, que encaminhará à regulação Estadual. O pedido é analisado conforme o perfil do usuário, através do Sistema de Regulação do SUS (SISREG).

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, lembra que a eficiência da Policlínica Metropolitana, em Belém, fez com que o governo do Estado replicasse essa estratégia de atendimento para auxiliar a rede de saúde de todo o Pará.

“Por conta das dimensões do Estado, temos que sempre implementar políticas que nos ajudem a diminuir a necessidade de nossa população de fazer deslocamentos muito grandes para a realização de exames e atendimentos clínicos que inclusive vão evitar o agravamento de muitos casos. Dessa maneira, a policlínica oferece exames para o diagnóstico e tratamento”, afirmou o titular da Sespa, ao se referir sobre as razões para que as Policlínicas sejam implantadas para atender as regiões do Estado.

Por Mozart Lira – SES/PA

Foto : David Alves (Agência Pará)