Processo de Planificação da Atenção Primária à Saúde foi realizado nesta terça-feira (13)

fotoresizeO processo de Planificação da Atenção Primária à Saúde (APS), realizado nesta terça-feira (13), no salão Verde do Conjunto I, do Centro Universitário Franciscano (Rua dos Andradas, nº 1.614). Na ocasião estava presente a Coordenadora de Atenção Básica, Suzana Lopes, representando a Secretaria de Município da Saúde. Em seu pronunciamento a Doutora salientou o crescimento dos gestores da saúde de Santa Maria através da planificação. “Este ano tivemos um integração que nunca vi antes na saúde pública. Uma integração entre gestores e trabalhadores. Crescemos muito e ainda temos muito o que aprender e crescer”, destaca.

Na oportunidade também estava presente o representante do secretário de Estado da Saúde, Francisco Paz e o Delegado Regional de Saúde , Roberto Leopoldo Sehorn. Também estava presente o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Jurandi Frutuoso, a coordenadora do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano, Carla Ferreira, o coordenador estadual do departamento de Ação em Saúde, Elson Farias e o coordenador estadual da Atenção Básica, Thiago Frank.

A planificação da Atenção à Saúde é um instrumento de gestão e organização das atenções Primária e Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde. Desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o projeto oferece apoio técnico a equipes gestoras municipais e trabalhadores da área para qualificar a organização da rede de acordo com os princípios do SUS.

Texto: acadêmica de Jornalismo Keila Marques

Revisão: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)

Fotos: João Alves/PMSM (Mtb 17.922)