Projeto TeleNordeste vai garantir atendimento por telemedicina na Atenção Primária em AL

Atendimento por telemedicina é uma das modalidades de assistência prestadas na Atenção Básica e contempladas pelo Programa TeleNordeste

Contemplado pelo Projeto TeleNordeste, que beneficia Unidades Básicas de Saúde (UBS) através da telemedicina, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio de Gerência de Atenção Primária (GAP), realiza nesta segunda (13) e terça-feira (14), reuniões e visitas aos postos de saúde participantes. Em Alagoas, o Projeto será desenvolvido por profissionais de saúde do Hospital Beneficência Portuguesa, localizado em São Paulo.

Na segunda-feira (13), os técnicos da Sesau, equipe do Hospital Beneficência Portuguesa e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL), realizam reunião com gestores e coordenadores da Atenção Primária dos municípios que integram a X Região de Saúde. O encontro acontece no Fórum de Delmiro Gouveia, localizado na Avenida José de Oliveira. No período da tarde, ocorrem visitas à UBS Maria José da Silva Bezerra, na cidade de Delmiro Gouveia, e à UBS Urbano I, no município de Pariconha.

Já na terça-feira (14), o encontro acontece com gestores e coordenadores da Atenção Primária da II Região de Saúde, no Centro de Especialidades Odontológicas de Porto Calvo. Na oportunidade, também, serão realizadas visitas às UBS Varadouro, no município de Porto Calvo, e UBS Luiz Moreira, na cidade de Matriz do Camaragibe.

O Projeto Telenordeste tem como objetivo disponibilizar serviços de telemedicina para UBS, priorizando aquelas nas quais são observadas baixa oferta de serviços especializados para atendimento a pacientes com condições crônicas e vazios assistenciais da Atenção Especializada.

Gerente de Atenção Primária da Sesau, Alexandra Ludugero, ressalta que a participação do Estado no projeto é um marco para a saúde

A gerente de Atenção Primária da Sesau, médica Alexandra Ludugero, ressalta que a participação do Estado no projeto é um marco para a saúde. “Com a implantação desse projeto inovador, aperfeiçoando o SUS e levando a tecnologia digital no atendimento especializado voltado às doenças crônicas, será um ganho para a população dos municípios contemplados, diminuindo o vazio assistencial”, destacou.

Participam do projeto os municípios Mata Grande, Pariconha, Água Branca, Inhapi, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado e Piranhas. Também integram a iniciativa, as cidades de Jacuípe, Maragogi, Porto Calvo, Japaratinga, Porto de Pedras, matriz de Camaragibe, São Luis do Quitunde, Passo de Camaragibe e São Miguel dos Milagres.

A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), Ministério da Saúde (MS) e os Hospitais Beneficência Portuguesa, Associação Beneficente Síria, Oswaldo Cruz, Albert Einstein Moinho dos Ventos e Sírio-Libanês.

Fonte: Repórter: Ruana Padilha – SES/AL
Repórter Fotográfica: Carla Cleto