Região de Itabaiana faz adesão ao PlanificaSUS

Com a finalidade de apresentar e sanar as dúvidas dos secretários de saúde de Itabaiana em relação à implantação do PlanificaSUS na região, depois de Lagarto, a segunda a receber o projeto, na manhã desta segunda-feira, 15, no Centro Administrativo da Saúde (CAS) uma reunião entre os 14 secretários de Saúde dos municípios que compõem a região de Itabaiana. Estiveram presentes os coordenadores da Atenção Básica, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). A implementação do projeto tem a parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Ministério da Saúde (MS).

Na oportunidade, também ocorreu a adesão técnica oficial ao projeto pelos secretários municipais da saúde de Itabaiana e o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira. De acordo com Diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima, após o alinhamento e adesão ao projeto realizado na reunião com os representantes da Região de Itabaiana, serão realizados acompanhamentos mensais às unidades e espera-se resultados positivos.

“A cada mês as equipes da SES e dos municípios estarão no território dentro das unidades básicas de saúde, alterando os processos de trabalho, como organização da farmácia, da agenda de recebimento dos usuários, facilitando os atendimentos, evitando longas esperas e atendimentos não por ordem de chegada, mas sim por hora marcada, além disso, trabalhar os processos de acolhimento aos usuários na unidade, desde a recepção até a equipe médica”, enfatiza João Lima.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES, Ana Paula Vieira, destaca a finalidade do Projeto PlanificaSUS, que possibilita alterar os processos de trabalho, para que melhore toda a situação dentro da Atenção Primária em conjunto com a Atenção Especializada.

“O PlanificaSUS é uma aposta que estamos fazendo para que se resgate a essência do que era o atendimento na equipe da saúde da família, juntamente com atenção especializada dando todo suporte. Ainda de acordo com Ana Paula, todos os municípios dentro da Região que vão recebendo o projeto, serão verificados as fragilidades de cada um, e isso vai diferenciando”, relata.

O Estado de Sergipe foi contemplado com o projeto PlanificaSUS pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Ministério da Saúde com a proposta de realizar uma segunda região de saúde. Seguindo os critérios postos pelo Albert Einstein, executor do projeto, a Região de Lagarto foi a primeira a ser beneficiada com projeto, em seguida, após a aceitação total dos representantes da região, Itabaiana é a segunda a ser contemplada.

“O projeto é de imensa importância para melhoria dos processos de trabalho das Unidades Básicas de Saúde. É com muita satisfação e carinho que recebemos o PlanificaSUS, estamos iniciando, pois sabemos a importância desse projeto para capacitação de todas as pessoas envolvidas na atenção primária”, finaliza a secretaria de saúde de Itabaiana, Mara Rúbia.

Fonte: SES/SE