Representantes do Conass visitam a maior fábrica de medicamentos hemoderivados da América Latina

 Foto: Hemobrás

Nesta quarta-feira (18/05), o secretário de Estado de saúde de Pernambuco, André Longo, o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso e o assessor técnico e representante do Conass no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Hemoderivados (Hemobrás), Leonardo Vilela visitaram as instalações da maior fábrica de hemoderivados da América Latina, que está sendo construída no município de Goiana, em Pernambuco.

Para o secretário André Longo, quando a fábrica estiver funcionando, será possível garantir a produção nacional ampliando o acesso da população brasileira a esses insumos. “O Conass tem apoiado a Hemobrás para concluir esta construção. A fábrica dará autossuficiência para o Brasil no ramo da indústria farmacêutica e trabalha para reduzir dependência externa do Brasil na compra desses medicamentos”, destacou. Além disso, o secretário ressaltou a implantação de uma fábrica de fator VIII recombinante, medicamento destinado ao tratamento da hemofilia A no Brasil, que já é oferecido pelo SUS. “É um passo muito importante para o País ter um medicamento de produção suficiente para abastecer 100% dos brasileiros que dependem desse medicamento, além de pacientes de imunodeficiências primárias ou erros inatos do sistema imune, queimaduras graves, Aids, câncer, entre outras doenças”, disse.

Durante a visita Leonardo Vilela enfatizou que grande parte dos equipamentos já chegaram o que proporcionará que no início de 2024 a fábrica esteja em pleno funcionamento. “Vale destacar que enquanto ela não começa a funcionar, a Hemobrás está recolhendo plasmas de vários hemocentros do Brasil, fazendo a triagem e enviando para exterior que volta na forma de hemoderivados e são enviados ao SUS”, contou. Leonardo disse ainda que somente este ano já chegaram hemoderivados equivalentes a R$300 milhões, como a albumina, a imunoglobulina e os fatores de coagulação VIII e IX, que são essenciais no tratamento de doenças do sistema imune, infecções bacterianas e virais, doenças raras, além de queimaduras graves, sangramentos, infecções generalizadas e Síndrome de Guilain-Barré.

O presidente da Hemobrás, Antonio Edson Lucena, contou que a parceria com o Conass é fundamental pois os hemocentros fornecedores de plasma são unidades de saúde de cada estado da federação. “O Conselho age como um grande facilitador do processo de interação da rede fornecedora do plasma e da indústria processadora”, falou.

A Hemobrás é uma empresa pública da administração indireta, vinculada ao Ministério da Saúde, que tem como função social garantir aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) o fornecimento de medicamentos derivados do sangue e/ou obtidos por meio de engenharia genética, com produção nacional, ampliando o acesso da população à saúde.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br