RETROSPECTIVA CONASS 2012

Chegamos ao final de mais um ano de muito trabalho e muitos resultados positivos para as Secretarias Estaduais de Saúde, para o SUS e para todos os seus usuários. Como forma de relembrar a atuação do CONASS nestas conquistas, preparamos uma série de vídeos retrospectivos apresentando as principais ações desenvolvidas pelos Núcleos Técnicos do CONASS em 2012.

Confira nos vídeos abaixo, o balanço dos núcleos de Gestão e Financiamento, Atenção Primária à Saúde, Relações Internacionais e da Gerência de Núcleos do CONASS.

Em breve, no Canal do CONASS no youtube, novos vídeos com o balanço de outros Núcleos Técnicos do CONASS.

 

 

 

 

 

 

GESTÃO E FINANCIAMENTO – Neste vídeo, a Assessora Técnica e gerente do Núcleo de Gestão e Financiamento do CONASS, apresenta as principais áreas de atuação desenvolvidas pelo seu núcleo no ano de 2012 e cita como mais importantes aquelas relacionadas à  Lei Complementar n. 141 — que regulamenta a Emenda Constitucional n. 29, ao Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coap), à Auditoria do SUS e às Gerência de Unidades Públicas.

Links relacionados:

Revista Consensus n. 3

– Revista Consensus n. 5

– Técnicos dos estados se reúnem para a Câmara Técnica Gestão e Financiamento do CONASS

CONASS, Conasems e Ministério da Saúde debatem sobre o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE – Em mais um vídeo da série de retrospectiva do CONASS, a assessora técnica e gerente do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Maria José Evangelista, fala sobre os projetos do CONASS para fortalecer a Atenção Primária à Saúde destacando a importância da realização das Oficinas de Planificação da APS em vários estados brasileiros.  Outro projeto que mereceu destaque foi o Laboratório de Crônicas – uma parceria entre a Organização Pan-Americana de Saúde, o CONASS, a SMS de Curitiba e a SES/PR.

Links relacionados:

Revista Consensus n. 1

– Revista Consensu n. 4

– – CONASS DOCUMENTA 23 – Planificação da APS nos Estados

– O cuidado com as condições crônicas de saúde

Seminário Internacional sobre APS, celebra, em Brasília, os 30 anos do CONASS

 

 

RELAÇÕES INTERNACIONAIS – O assessor para Relações Internacionais, Fernando Cupertino, fala sobre as parcerias estabelecidas entre o CONASS e parceiros internacionais e destaca o trabalho feito entre os professores da Universidade de Montreal, no Canadá, com a Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul que avaliou o desempenho da rede hospitalar em MS. Cupertino falou ainda sobre a parceria do CONASS com a Escola Nacional de Administração Pública do Quebéc que irá possibilitar a especialização de profissionais de saúde no Brasil e no Canadá e ainda, sobre o estreitamento da parceria do CONASS com o Ministério da Saúde na busca de respostas por soluções comuns que os serviços de saúde em todo o mundo têm procurado.

Links relacionados:

– Governança dos Sistemas Públicos de Saúde é tema de seminário no Canadá

Cooperação entre o Ministério da Saúde e a Fundação Bill Gates prevê divulgação de edital para pesquisa sobre saúde materna e infantil

– CONASS participa de missão internacional no Canadá sobre sistemas de saúde

– Seminário Internacional sobre Modelos de Serviços para a Primeira Infância

 

 

GERÊNCIA DE NÚCLEOS – A assessora técnica e Gerente de Núcleos do CONASS, Rita de Cássia Bertão Cataneli, destaca sobre as Oficinas de Planificação da Atenção Primária à Saúde e sobre a Pesquisa de Recursos Humanos que o CONASS irá publicar no ano de 2013.

Links relacionados:

CONASS DOCUMENTA 23 – Planificação da APS nos Estados