Samu realizará capacitação gratuita em Reanimação Cardiopulmonar

Socorristas irão mostrar na prática como detectar uma para cardíaca e como fazer os primeiros socorros

As paradas cardiorrespiratórias são uma das principais causas de morte no mundo e que necessitam de intervenção imediata para que o óbito possa ser evitado. Para melhorar o índice de salvamento dessas ocorrências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizará neste sábado (28), das 12h às 22h, no Maceió Shopping, o RCP Day, um evento gratuito para capacitação em Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

Com o tema “Suas mãos podem salvar vidas”, o evento contará com socorristas do Samu Alagoas, demonstrando para a população como detectar uma parada cardiorrespiratória e como proceder a RCP. Em uma estrutura montada em parceria com o Maceió Shopping, dentro do centro de compras, os profissionais farão ciclos de cerca de 10 minutos com clientes em manequins próprios para capacitação em RCP.

De acordo com o supervisor geral do Samu Alagoas, médico Jhonat Silva, o projeto deve trazer mais conhecimento para a população que nem sempre está preparada para lidar com a situação. “Os quadros de parada cardiorrespiratória precisam de intervenção rápida e de boa qualidade. Nem sempre é possível transmitir essas informações por meio do 192, quando o solicitante está muitas vezes nervoso. Ter noção, executando na prática, mesmo que em um manequim, já dá mais segurança”, explica o supervisor.

As vítimas de parada cardiorrespiratória tem um alto índice de declaração de morte na chegada das equipes: em 57% dos chamados do 192 para parada cardiorrespiratória no primeiro quadrimestre de 2022, os socorristas atestaram óbito ainda no local. Quando a vítima passa mais de quatro minutos sem nenhum tipo de intervenção, danos neurológicos já são prováveis e quando esse tempo supera seis minutos, aumenta substancialmente as chances de sequelas permanentes ou até mesmo de óbito.

Para o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Alagoas, médico Jordiran Soares, mostrar na prática para a população os procedimentos a executar podem melhorar as estatísticas. “Por mais que a equipe se desloque com agilidade, é muito difícil chegar no tempo correto para estes casos. Se, enquanto as equipes estão em deslocamento, no local tiver alguém que já sabe executar a RCP, as chances de sucesso aumentam muito”, ressaltou o coordenador do NEP.

Serviço:
O quê: RCP Day – Suas mãos podem salvar vidas
Quando: Sábado, 28/05, das 12h às 22h
Onde: Maceió Shopping – Avenida Comendador Gustavo Paiva, 2990 – Mangabeiras

Repórter: Thyeres Medeiros/SES/-AL
Repórter Fotográfico: Carla Cleto