Saúde amplia oferta de leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19

A Secretaria de Saúde ativou, na última quarta-feira (17), cinco leitos de UTI Covid adulto no Hospital Daher ampliando a oferta do serviço no Distrito Federal. Agora são 20 leitos disponíveis para atender pacientes do SUS na unidade.

A partir desta sexta-feira (19), serão mobilizados mais oito leitos de UTI na mesma unidade. A ativação depende ainda da assinatura do aditivo para prestação do serviço, que está em andamento. Até o dia 24 de fevereiro, a Secretaria de Saúde irá ativar outros 23 leitos, sendo:

– 10 no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), no dia 20 de fevereiro. Esses leitos serão remobilizados para atender pacientes com Covid-19;
– 7 leitos no HRSam, no dia 23 de fevereiro, com inauguração de nova ala;
– 6 leitos no Hospital de Campanha da Polícia Militar, no dia 24 de fevereiro.

Ou seja, a previsão é que estejam abertos 36 leitos de UTI Covid em sete dias.

Próximas ativações

A Secretaria de Saúde planeja, ainda, ativar mais 60 leitos de UTI Covid. A mobilização desses leitos ocorrerá no Hospital de Campanha de Ceilândia (20 leitos) e no Hospital Regional de Santa Maria (40), neste último, se for necessário, a depender da taxa de ocupação dos leitos. Ao todo, o planejamento prevê a mobilização de até 96 leitos de UTI nos próximos dias.

A pasta também trabalha, a partir desta quinta-feira (18), para que as UTIs Covid liberem pacientes não transmissores para internação em UTIs não Covid. Isso ocorre em casos de pacientes que estão internados por complicações da Covid, porém, não transmitem a doença.

Fonte: Ascom SES/DF

Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF