Saúde celebra Dia Mundial de Tuberculose com ações nos municípios

Em Goiânia, atividades pelo 24 de março, vão ocorrer em diversas unidades, entre elas o Centro de Saúde da Família do Parque Santa Rita, com envolvimento de profissionais e pacientes

Tratamento contra a tuberculose é feito gratuitamente nas unidades básicas de saúde

Profissionais e pacientes do Centro de Saúde da Família do Parque Santa Rita terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a tuberculose, doença milenar que atinge um número significativo de pessoas em todo o País. Em celebração ao Dia Mundial da Tuberculose, lembrado em 24 de março, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promovem uma roda de conversa na unidade, na qual será abordada diversos aspectos da doença, entre os quais sintomas e tratamento.

A Roda de Conversa sobre Tuberculose, na sexta-feira, vai ocorrer a partir das 8 horas, e é realizada pela SES-GO em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. O coordenador estadual de Tuberculose da SES-GO, Emílio Miranda, acentua que iniciativas como essa serão desenvolvidas em diferentes cidades e em unidades localizadas na capital.

Além da Roda de Conversa no Centro de Saúde da Família do Parque Santa Rita, estão previstas ações educativas em Trindade e Senador Canedo, no Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) e no Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade, ambos em Goiânia. Todas as iniciativas são frutos de parceria entre a SES-GO e as Secretarias Municipais de Saúde.

Emílio Miranda acentua que, por meio dessas ações de mobilização, a SES-GO pretende conscientizar a população sobre a doença e, dessa forma, possibilitar o diagnóstico precoce e a diminuição de casos no Estado. A tuberculose é uma doença possível de ser prevenida, tratada e curada com medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial