Saúde leva vacina contra covid-19 para comunidade rural no DF

Moradores de Engenho das Lages puderam se imunizar perto de casa

Moradores da comunidade rural Engenho das Lages, no Gama, puderam se vacinar perto de casa contra a covid-19. Por meio da ação da Secretaria de Saúde, realizada nesta sexta-feira (18), a população local pôde iniciar ou completar o ciclo vacinal com duas doses, além de receber a dose de reforço. Para as crianças a partir dos cinco anos de idade, os imunizantes foram levados até o Centro Educacional Engenho das Lages.

Ação no Engenho das Lages, área rural do Gama. Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

A dona de casa Maria de Carvalho Silva, 35 anos, levou o filho Samuel Carvalho, de 8 anos, para receber a primeira dose. “Essa doença é perigosa e tem que vacinar mesmo as crianças”, opina. Os filhos de 14 e de 13 anos já foram vacinados, mas, à época, a família precisou se deslocar 25km até o Gama.

“Essa é uma população carente que não consegue muitas vezes ir à área urbana receber a vacinação, então nós viemos trazer as vacinas”, explica a gerente de Serviços da Atenção Primária da Região de Saúde Sul, Edilene Soares. Ações semelhantes já foram realizadas em outras comunidades rurais do Gama, como na Ponte Alta.

Neste final de semana, a vacinação contra a covid-19 continua em todo o Distrito Federal. A lista é atualizada diariamente no site.

Além disso, ações de “vacinação extramuros” e itinerantes, como o “Carro da Vacina”, que funciona aos sábados na Região Oeste, ajudam a ampliar a cobertura vacinal no DF.
Por Humberto Leite, da Agência Saúde/DF | Edição: Johnny Braga