Saúde promove 2ª oficina do Planejamento Regional Integrado do Tocantins

Reunião tem como objetivo identificar aspectos históricos e legais sobre o processo de regionalização nas macrorregiões de saúde
Oficina segue até a quinta-feira, 28 – Foto: Mariana Ferreira – Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), através da Superintendência de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SGAE), iniciou nesta quarta-feira, 27, a 2ª Oficina de Diagnóstico e Análise Situacional do Planejamento Regional Integrado (PRI) da saúde do Estado do Tocantins.

O evento, que segue até a quinta-feira, 28, tem como objetivo identificar aspectos históricos e legais sobre o processo de regionalização nas macrorregiões de saúde e o estágio de desenvolvimento do PRI em todas as macrorregiões de saúde participantes.

“O primeiro encontro aconteceu de forma virtual em 31 de março de 2022 e gerou um alinhamento conceitual sobre organização do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de organizar a oferta dos serviços no Tocantins. A partir daí, um diagnóstico foi elaborado e será apresentado nesta 2ª oficina. Faremos um resgate da trajetória da saúde do Tocantins, no sentido de melhorar a gama de serviços nas regiões de saúde do Estado. O produto final desta oficina é a elaboração de um plano de intervenção para cada uma das oito regiões”, explicou a titular da SGAE, Luiza Regina Dias Noleto.

A 2ª oficina de Diagnóstico e Análise Situacional do PRI tem dois grupos de trabalho: Grupo Condutor Estadual (GCE), composto por equipes técnicas da SES-TO, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Conselho Estadual de Saúde (CES), Ministério da Saúde (MS) e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI); Grupo de Trabalho Macrorregional (GTM) Norte e Centro-Sul, que reúne todos os municípios tocantinenses.

“Todo o trabalho é feito de forma tripartite, de todos os segmentos que envolvem a gestão do SUS. Além disso, para o PRI, contamos com o grande apoio da Beneficência Portuguesa de São Paulo, via Ministério da Saúde. A Beneficência faz parte de um projeto do MS, para contribuição e transferência de tecnologia de conhecimento com profissionais que tem expertise no projeto de intervenção, que, no nosso caso é a regionalização de saúde”, complementou a superintendente.

A coordenadora de projetos PROADI-SUS, Cinthia Costa, falou sobre a parceria da Beneficência e Tocantins. “O diagnóstico do PRI é um momento importante do processo de construção do Planejamento Regional Integrado. É a partir deste olhar crítico e reflexivo da história da Regionalização no Estado que define-se os passos seguintes. A Beneficência Portuguesa de São Paulo, por meio de sua equipe, tem se colocado como parceira do estado do Tocantins no apoio à essas atividades. Agradeço ao Grupo Condutor Estadual da Regionalização de Tocantins pela parceria e pelo trabalho desenvolvido”, enfatizou.

Para o diretor de regionalização do COSEMS-TO, Wilkey Fernando Lourenço, “esse processo é de suma importância para buscarmos resolver as demandas da saúde de cada região respeitando seu território e seus pacientes. Com essa programação, os municípios que tem demandas específicas podem ser contemplados. O COSEMS tem o papel de representar os municípios nessa construção do Plano de Regionalização”.

A Beneficência Portuguesa de São Paulo também participa da oficina – Mariana Ferreira – Governo do Tocantins
Será elaborado um plano de intervenção para as regiões de saúde do Tocantins – Mariana Ferreira – Governo do Tocantins
Por Mariana Ferreira/Governo do Tocantins