Saúde promove Oficina sobre Planejamento Regional Integrado com participação do Conass

Foto: Ricardo Puppe

Nesta terça-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu Oficina sobre Planejamento Regional Integrado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O evento ocorreu pela manhã e à tarde, no auditório do Cefor-PB, na capital e reuniu os Gerentes Regionais de Saúde; Gerentes Executivos, Coordenadores dos Grupos Condutores de Redes da Atenção; Chefes do Núcleo de Assistência Hospitalar, Regulação e Coordenação do Apoio Institucional. Também estiveram presentes a secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras e a secretária executiva, Mauro Sobreira.

Foto: Ricardo Puppe

Claudia Veras destacou a relevância que tem o Conass para a Política Nacional de Saúde, com a presença, muito forte, no apoio técnico às Secretarias de Estado da Saúde. “Reconhecendo isso, é muito bom contar com o Conass nessa discussão da regionalização da Atenção á Saúde. Estamos fazendo isso porque há duas resoluções que trazem algumas definições sobre o tema e a gente já fez algumas análises da SES sobre a organização das Redes de Atenção Prioritárias. Hoje, estamos fazendo essa conversa com o Conass e na semana que vem discutiremos na CIB”, declarou Claudia.

As Redes de Atenção Prioritárias são: urgência e emergência; saúde materno e infantil; Atenção Psicossocial e Rede de Cuidado a pessoa com deficiência.

“Este encontro é para identificar o cenário atual e propor a construção do plano regional que será parte integrante do Plano Estadual de Saúde”, ponderou o gerente de planejamento, da SES, Marcelo Mandu. O Plano Estadual de Saúde que está em vigência vai até o ano de 2019. O próximo será para o quadriênio 2020/2023.

A palestrante da Oficina foi a assessora técnica do Conass, Cristina Amaral. “Acredito muito que todas as pessoas que trabalham com saúde pública no país devam ter um único objetivo: garantir um Sistema Único de Saúde (SUS), de qualidade”, falou.

––

Por Romye Schneider – assessora de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba