Saúde realiza encontro virtual para dirigentes e cuidadores de idosos das instituições de longa permanência

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) preocupada com a elevada taxa de infecção e óbito por Covid-19 na população idosa do Tocantins, realizará, no dia 30 de março, às 13h30, o 1º Encontro Virtual de 2021 para os Dirigentes e Cuidadores de Idosos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). O evento terá como tema “O Equilíbrio Emocional em Tempos de Crise”, e será transmitido pela ferramenta Zoom, no link https://conasems-br.zoom.us/j/92729921105?pwd=N3Z5SVg5VFZCSGllWkRSVldvbWx0UT09.

O Tocantins conta com ILPIs nos municípios de Tocantinópolis, Araguaína, Colinas, Pedro Afonso, Porto Nacional, Araguaçú, Cristalândia, Gurupi, Arraias, Dianópolis, Taguatinga e Palmas. Além dos representantes destas instituições, são convidados a participarem os profissionais da Estratégia Saúde da Família que atendem as referidas instituições.

O encontro terá a participação das médicas da família e comunidade, Raisa Cabral Kury e Ingryd Carvalho, além do Psicólogo Renê Leal, que trarão em suas falas os principais sinais e sintomas de comprometimento da saúde mental tanto ao cuidador de idosos quanto do próprio idoso institucionalizado. Na ocasião será criado um espaço de reflexão e construção de estratégias para o enfrentamento do autocuidado a saúde mental no contexto atual da pandemia da Covid-19.

“Com a pandemia da Covid-19 os idosos residentes em ILPIs apresentam maior susceptibilidade de morrerem em decorrência da doença. Isso se deve em decorrência das características inerentes às ILPIs e porque eles se encontram entre os mais vulneráveis em virtude da funcionalidade reduzida e/ou da presença de comorbidades pré-existentes”, destacou a gerente de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários da SES, Thaís Sales

Ainda segundo a gerente, “um momento de crise é também uma oportunidade de união e de colaboração no enfrentamento à pandemia. Portanto, ressaltamos a importância da participação dos dirigentes e cuidadores de idosos neste encontro que trará os principais sintomas físicos que tem comprometido a saúde mental da população idosa das ILPIs e seus cuidadores e será discutido estratégias para o cuidado”, pontuou.

Encontros

Em 2020 a SES realizou uma série de encontros virtuais para cuidadores de idosos e profissionais da Estratégia Saúde da Família, com vista a proporcionar subsídios para o entendimento e enfrentamento da pandemia da Covid-19 nestas localidades e oferecer ferramentas que auxiliem no planejamento e operacionalização das ações voltadas a população idosa institucionalizada.