Secretária Arita Bergmann busca recursos para a saúde junto ao Ministério da Saúde

Em assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), nesta quarta-feira (26/01), a secretária da Saúde Arita Bergmann falou sobre a situação atual da pandemia no Estado, pontuando o aumento de casos de covid-19 em decorrência da transmissão da variante ômicron, e falou da necessidade de mais recursos orçamentários federais para o enfrentamento da pandemia no Rio Grande do Sul.

“Estamos apresentando recordes de números de novos casos de covid-19 de todo o período da pandemia. Precisamos continuar vacinando a população, com ênfase nas crianças nesse momento, e garantir que haja assistência hospitalar para todos os moradores do Estado que venham a adoecer”, ressaltou a secretária.

Arita pleiteou a inclusão de novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica para pacientes com covid-19, sendo aceito pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Sérgio Okane. A secretária também pediu o custeio de leitos clínicos na rede hospitalar gaúcha e a ampliação de leitos de UTI geral, para além dos 315 já pactuados na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) número 09/2022 (307 leitos de UTI adulto e oito leitos de UTI pediátrica).

 

Vacinas

O Ministério da Saúde autorizou o uso de todas as vacinas da Coronavac que estejam em estoque nos Estados ou municípios para a aplicação imediata em crianças, utilizando-as como dose 1 (D1), garantindo a distribuição de vacinas suficientes para a dose 2 (D2). O intervalo entre as duas doses no esquema vacinal infantil é de 28 dias, igual ao dos adultos. “Isso dará uma agilidade na campanha de vacinação infantil. A primeira dose já começa a proteger as crianças, apesar da imunização só se completar com as duas doses”, ressaltou a secretária Arita.

Para acompanhar o andamento da aplicação de vacinas, Arita Bergmann cobrou do Ministério da Saúde a completa estabilização do Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI). Desde o ataque hacker ao sistema, dia 9 de dezembro, ainda há incertezas sobre a disponibilidade dos dados, tornando o painel de dados desatualizado, em especial em relação à vacinação infantil, que começou há uma semana no Rio Grande do Sul.

Ainda em relação a vacinação infantil, a secretária pediu ao Ministério da Saúde que realize campanhas de comunicação estimuladoras e lúdicas, para conscientizar as famílias a levarem seus filhos aos postos de saúde.

Fonte: SES/RS