Secretária da Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde visita Conass

Da esquerda: Vinícius Azevedo (diretor/SGTES), Jurandi Frutuoso (secretário executivo do Conass); Mayra Pinheiro (secretária/SGTES); Carlos Lula (presidente do Conass); Alexandre Andrade (diretor/SGTES); Haroldo Pontes (assessor técnico do Conass)

A Secretária da Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, participou na manhã desta quarta do Diálogo Conass. Durante o encontro, a secretária destacou dois pontos considerados relevantes na sua gestão: o aprimoramento do programa de residência médica ligado ao Ministério da Saúde e a criação de uma ação para capacitar agentes comunitários de saúde em todo o País. As propostas estão em análise pela pasta. O curso de capacitação dos agentes deverá ser tema de discussão da reunião Tripartite, marcada para hoje.

No encontro, o assessor técnico do Conass, Haroldo Pontes, apresentou as ações da área da gestão da educação e do trabalho desenvolvidas em parceria com secretarias estaduais de saúde. Entre as iniciativas, está a organização de painéis, que serão usados pelas secretarias com informações sobre força de trabalho e gestão da folha de pagamento.“São ações robustas, aprofundadas e discutidas com gestores e representantes das secretarias quinzenalmente.”

No campo da gestão da educação, o assessor citou a cooperação técnica firmada este ano com a Bireme para indexação de publicações técnicas e científicas do Conass; o Campus Virtual de Saúde Pública, iniciativa para capacitação das escolas e desenvolvimento de competências educacionais, além da construção da rede colaborativa.

Pontes ressaltou a relevância  da busca por consensos para estabelecer estratégias dentro do Sistema Único de Saúde e o caráter tripartite do SUS. Durante o encontro, o assessor destacou ainda a importância da residência multiprofissional e a necessidade de se  retornar as reuniões da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional de Saúde..“Há um debate importante a ser travado”, observou. 

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, também lembrou a importância do diálogo. Ele destacou a relevância de um projeto estruturante na área de residência e sugeriu que rodadas de discussões sobre o tema sejam realizadas.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000