Secretaria de Estado de Saúde prorroga vacinação contra a gripe por mais quinze dias

Doses serão aplicadas até o dia 15 de junho nos 92 municípios. Campanha imunizou 2,6 milhões de pessoas, o que representa cerca de 54,5% do público-alvo
Foto: SES / Mauricio Bazilio

Por não atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro prorrogou o prazo de vacinação contra a gripe nos 92 municípios. Inicialmente programada para ser encerrada no dia 31 de maio, a campanha foi estendida para o dia 15 de junho. A meta é atingir uma cobertura vacinal de 90% do público-alvo.

No Estado do Rio de Janeiro, desde a abertura da campanha, que aconteceu no dia 10 de abril, foram imunizados 2,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 54,5% de cobertura. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar 4,9 milhões de pessoas.

A Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES informa que foram notificados, em 2019, 77 casos, com 18 óbitos. Em 2018, foram notificados 233 casos de influenza, com 30 óbitos.

Posto Volante
Além da vacina oferecida nos postos municipais, a secretaria tem promovido vários eventos de vacinação volante com o objetivo de estimular a imunização contra a gripe. Nos próximos três dias, 28, 29 e 30 de maio, a ação ocorre no Barra Shopping (28/05, das 14h às 17h) e na estação BRT Alvorada (29/05 e 30/05) das 7h às 11h, com a aplicação de doses da gripe. A vacina é importante porque ao receber a dose a pessoa já fica imunizada contra três vírus da doença, inclusive o H1N1.

Público-alvo
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes e mães com até 45 dias após o parto. A vacina está disponível a jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. A vacina também está sendo ofertada aos professores das escolas públicas e privadas, além de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Fonte:SES/RJ
Fotos: SES / Mauricio Bazilio