Secretaria de Saúde apresenta estratégias para combate à dengue

São mais de 22 mil casos registrados entre moradores do DF

Com registro de mais de 22 mil casos de dengue, a Secretaria de Saúde do DF amplia as ações para combater a doença. Em Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, São Sebastião e Paranoá foram instaladas tendas na área externa de Unidades Básicas de Saúde para prestar os cuidados iniciais aos pacientes. Treze carros também percorrem as ruas das regiões com maior incidência de casos para a aplicação do chamado “fumacê”. As informações foram apresentadas em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (19).

“Esse é um esforço muito grande, mas precisa do apoio da população”, ressaltou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache. O gestor lembrou que 90% dos focos de criação do mosquito Aedes aegypti estão localizados nas residências e é preciso o engajamento das famílias para adotar as medidas de combate da proliferação do inseto transmissor da zika (https://www.saude.df.gov.br/zika-exige-atencao-das-gestantes/), dengue (https://www.saude.df.gov.br/conheca-os-sinais-de-alarme-da-dengue/) e chikungunya (https://www.saude.df.gov.br/chikungunya-causa-sintomas-mais-graves-do-que-a-dengue/). O secretário defendeu que é necessária mobilização semelhante à realizada para promover a vacinação contra a covid-19.

O secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro, explicou que o aumento do número de pacientes com dengue ou síndromes respiratórias têm resultado em superlotação nas unidades de saúde. Por isso, assim que uma região atinge a marca de 1mil casos de dengue, devem ser ativadas as tendas para reforço do atendimento. “Algumas eram para atendimento à covid e puderam ser convertidas para os cuidados iniciais da dengue”, detalhou.

Durante a coletiva de imprensa, também foi ressaltada a realização de mais de 5.700 cirurgias em 2022. Foi lembrado ainda o recebimento de novos materiais para reforçar os centros cirúrgicos e o atendimento na rede pública. (Link: https://www.saude.df.gov.br/saude-recebe-476-novos-equipamentos-em-seis-meses/)


Fonte: Gabriel Luiz/Agência Saúde de Notícias -DF