Secretário de Saúde defende criação de um consórcio de saúde na Região Metropolitana

Encontro promovido pela SES reuniu representantes da gestão municipal de saúde de sete prefeituras 

 

sesrjcriação de um consórcio de saúde reunindo os municípios da Região Metropolitana II foi uma das principais sugestões debatidas durante o Acolhimento Regional de Gestores de Saúde, realizado pela secretaria estadual de Saúde em Niterói nesta quinta-feira, 2/2. Este foi o quarto encontro do secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., com os representantes das cidades, numa ação regionalizada que visa melhorar a integração entre as equipes técnicas e os serviços de saúde em todo estado.

 – A criação de um consórcio de saúde nesta região dará mais agilidade e eficiência ao trabalho técnico, além de otimizar os recursos financeiros. A integração é o caminho para que possamos buscar a melhoria dos serviços que oferecemos à população. A gestão de saúde exige união e comprometimento, todos devem conhecer seus deveres e, em momentos de dificuldades, atuar em apoio mútuo. As pessoas, quando precisam de atendimento, não querem saber se a unidade de saúde é estadual ou municipal, mas querem ser atendidas de forma digna. Juntos, poderemos fazer mais pelo sistema de saúde do nosso estado – defendeu Luiz Antônio Teixeira Jr., secretário estadual de Saúde.

O encontro em Niterói contou com a presença de representantes de outros seis municípios – São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim – que compõem a Região Metropolitana II. A rede estadual de saúde conta com duas grandes unidades hospitalares para atendimento de demanda espontânea, os Hospitais Azevedo Lima, em Niterói, e Alberto Torres, em São Gonçalo, além de Unidades de Pronto Atendimento 24h, nos dois municípios e também em Itaboraí. 

 Os participantes da reunião receberam informações sobre a estrutura da secretaria, possíveis parcerias e projetos que podem ser desenvolvidos de forma conjunta. A importância do Hospital Darcy Vargas e o fortalecimento da assistência a pacientes renais também foram temas debatidos. 

Crédito da foto: Everton Barsan

Assessoria de Imprensa