Secretário participa de oficina de Planificação da Atenção à Saúde na Região Central

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, participou nesta quinta-feira (07), da oficina de Planificação da Atenção à Saúde na Região Central, em Linhares. A planificação à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão, a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar.

O secretário destacou que a realização da planificação em Linhares é o início de uma nova etapa para a implantação da Rede Cuidar na Região Central, e que é necessário o trabalho conjunto de Estado e municípios para a reorganização da saúde no Estado.

“Não se trata de um trabalho da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), ou de uma ou outra secretaria municipal. Sem a união de todos os gestores não chegaremos a lugar algum. Eu sempre digo que o SUS (Sistema Único de Saúde) é uma obra coletiva e a planificação é prova disso. O treinamento é feito por todos e com todos os que trabalham por uma atenção primária e ambulatorial melhor, e que garanta o acesso da população”, disse Oliveira.

Ainda segundo o secretário, a expectativa é que ao final do processo de planificação, em cerca de oito meses, a Região Central de saúde não será mais a mesma.

“Em oito meses, quando voltarmos aqui para encerrar esse processo da planificação , todos verão como valeu a pena . Assim como acontece agora no Norte do Estado, a região central não será mais a mesma”, destacou.

Em paralelo ao processo de operacionalização da Rede Cuidar, a Sesa, junto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) – que desenvolveu a metodologia de planificação da atenção à saúde –, irá realizar a planificação da atenção primária. A planificação vai mudar os processos de trabalho e as rotinas institucionais da atenção primária à saúde, que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e da atenção ambulatorial especializada, que oferece consultas e exames especializados, integrando em rede esses dois níveis de atendimento.

Para isso, os encontros da planificação visam identificar os problemas de saúde em cada região e organizar o atendimento ao usuário do sistema desde a unidade básica de saúde, observando como o cidadão é acolhido, quais são os problemas que precisam ser resolvidos dentro da atenção primária, quais devem ser encaminhados para a atenção especializada e como se dá o fluxo do paciente da atenção básica para a atenção especializada, além da organização dos processos de trabalho dentro das unidades básicas de saúde e das Unidades da Rede Cuidar, que serão implantadas, onde será oferecido o atendimento especializado.

Nesta sexta (08) e sábado (09), acontece o lançamento da planificação na Região Sul. O evento será no auditório do Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, das 8 às 17h.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643