Secretários de Estado da Saúde participam da 5ª Assembleia do Conass

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizou, nesta quarta-feira (25), a 5ª Assembleia do Conass em 2022.

A abertura da reunião foi feita pelo presidente do Conass e secretário de estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, que saudou os participantes, deu boas-vindas aos novos secretários dos estados do Maranhão e Mato Grosso e destacou o papel do Conass como um espaço de interlocução e compartilhamento de experiências.

Homenagem

O ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, foi homenageado pelos secretários estaduais com a moção honrosa de Gratidão e Reconhecimento pela importância dos serviços prestados ao Brasil durante seu período no ministério.

“Gostaria de agradecer os secretários estaduais, fiquei muito honrado com essa lembrança. Agradeço ao ministro Queiroga por ter me dado oportunidade de ter desempenhado esse trabalho de diálogo com os secretários, que sempre me apoiaram e tiveram muita paciência comigo. Muito do meu trabalho só funcionou por causa da parceria com o ministro e os secretários. Desejo sorte na caminhada de cada um deles e parabenizo por tudo que fizeram ao longo desses meses”, discursou Rodrigo.

O presidente do Conass, Nésio Fernandes, ressaltou que o Conass reconhece as pessoas que contribuíram positivamente com a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Rodrigo é uma pessoa de extrema competência técnica. Atuou com uma mobilidade política ímpar no Ministério da Saúde, principalmente na interlocução com as grandes instituições nacionais, como Conass, Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e Fiocruz. Desejamos sucesso na sua nova caminhada”, declarou Nésio.

Desafios para o Sistema de Saúde

Fernandes informou que a situação atual da pandemia de Covid-19 na perspectiva dos estados e as internações pediátricas por Sindrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estarão na pauta da reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) desta quinta-feira (26).

“Nós entendemos que seja considerado na CIT o cenário que projetamos para os próximos noventa, cento e vinte dias. Ações que terão que ser tomadas em conjunto pelo Ministério da Saúde, estados e municípios para enfrentarmos o cenário de baixas coberturas vacinais, aumento do número de casos da Covid-19, de dengue, a chegada da MonkeyPox e o retorno do sarampo em alguns estados. Tudo isso representa um conjunto de desafios para o Sistema Único de Saúde”, ressaltou.

No âmbito da Atenção à Saúde, as assessoras técnicas do Conass, Eliana Dourado e Luciana Toledo, abordaram temas relacionados à Alta e Média Complexidade. Já a situação de desabastecimento de medicamentos foi abordada pelo assessor técnico Heber Dobis.

Salas de Situação

Janaina Sallas e Patrícia Gonçalves Carvalho, do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde falaram a respeito das Salas de Situação de Hepatites agudas graves e de Monkeypox.

Janaina falou sobre a Sala de Situação de Hepatites agudas graves de etiologia a esclarecer. Essa Sala de Situação tem o objetivo de coordenar a resposta aos casos prováveis de hepatite aguda grave de etiologia a esclarecer e organizar as ações de vigilância e assistência à saúde.

Em 05 de abril de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu a notificação de um aumento repentino de casos de hepatite desconhecida em crianças previamente saudáveis, que apresentavam nos exames laboratoriais enzimas hepáticas acentuadamente elevadas. A maior parte dos pacientes apresentou sintomas como dor abdominal, diarreia e vômito, com aumento dos níveis de enzimas hepáticas.

Por sua vez, Patrícia Carvalho, apresentou a Sala de Situação Monkeypox, que foi criada para monitorar o cenário da doença no Brasil.

A Sala de Situação Monkeypox tem como objetivo divulgar de maneira rápida e eficaz as orientações para resposta ao evento de saúde pública de possíveis casos da doença, bem como direcionar as ações de vigilância quanto à definição de casos, processo de notificação, fluxo laboratorial e investigação epidemiológica no País.

A Monkeypox é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos.


Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000