Semana de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília

Entre os dias 12 e 14 de março, a Fiocruz Brasília realizará sua I Semana de Divulgação Científica. O evento vai debater conceitos de divulgação, popularização da ciência e comunicação científica, expor as diferentes formas de divulgação da ciência, a percepção pública sobre ciência, o diagnóstico da pesquisa e da prática na área, os desafios e seus impactos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 8 de março.

A Semana reunirá pesquisadores de destaque no cenário da divulgação científica e de diferentes instituições, como Museu da Vida/Fiocruz, Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

No dia 12 de março, uma roda de conversa para profissionais de comunicação, com a participação do coordenador do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida/Fiocruz, Luís Amorim, e da pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados da Unicamp (Labjor), Simone Pallone, marca o início do evento.

O painel de abertura, na manhã do dia 13 de março, terá como tema Ciência para além dos muros: o papel, desafios e impactos da divulgação científica no Brasil. Integram a mesa o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e Natália Pasternak, diretora no Brasil do Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science: um brinde à ciência, pesquisadora colaboradora no ICB-USP.

À tarde, haverá roda de conversa para estudantes universitários, pesquisadores e alunos da Escola Fiocruz de Governo (EFG), com a participação de Luísa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, coordenadora do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e membro do Comitê Cientifico da Rede Internacional para Public Communication for Science and Technology (PCST), e Daniela Klebis, editora do Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.

Os participantes poderão aprender sobre divulgação científica também na prática, com as oficinas para a criação de infográficos dinâmicos, no dia 14 de março, quarta-feira. Confira a programação completa. A atividade é realizada pela Comissão de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília e financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Confira a programação completa.

“Com o evento, buscamos conscientizar as pessoas sobre a importância da divulgação científica e seus impactos na sociedade, mostrando que ela precisa ultrapassar as barreiras, indo além dos muros das instituições, para assim se aproximar a sociedade”, afirmou Ana Carolina de Oliveira, uma das coordenadoras do evento.