Semusa treina dois mil servidores para novo sistema na saúde pública de Porto Velho

Depois que o prefeito Hildon Chaves assinou o termo de adesão para que Porto Velho seja contemplado com o Planifica SUS, dois mil servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão sendo capacitados para o novo modelo de funcionamento da rede pública de saúde implantado na capital.

Executado através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, – Proardi – SUS – e Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, o projeto Planifica SUS é coordenado pela Semusa em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, tendo a consultoria da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein e apoio do Ministério da Saúde.

Segundo a secretária de Saúde do Município, Eliana Pasini, o primeiro passo para essa reorganização, que garante a integração entre a atenção primária e atenção especializada na rede de atenção à saúde, é a capacitação dos profissionais.

“É fundamental a capacitação dos nossos servidores no Planifica SUS, que representa um grande avanço para a saúde de Porto Velho”, avalia a secretária.

A etapa preparatória começou no mês de agosto, com o primeiro workshop no campus da Faculdade Uniron, para dois mil servidores, tanto da equipe técnica da Semusa quanto das unidades de saúde, além de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, que juntamente com a capital integram também a região Madeira-Mamoré da área territorial definida no projeto Planifica SUS.

Nesta terça (17) e quarta-feira (18) acontece na mesma instituição de ensino, o II workshop com o tema Território e Gestão com Base Populacional. Na quinta-feira (19) a programação continua com atividade prática por meio de oficinas tutorias nas unidades básicas de saúde que são laboratórios dessa reorganização da saúde – Osvaldo Piana no Areal, Renato Medeiros Cidade do Lobo , José Adelino no Ulisses Guimarães e Ronaldo Aragão no bairro Nacional – , além do Centro de Referência da Saúde da Mulher, representando a atenção especializada.

Por Comdecom