Seplag debate com municípios resultados da Covid-19


A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Núcleo de Gestão por Resultados na Saúde (NGR-SES), realiza, desde o mês de junho, debates remotos junto aos municípios para falar sobre os resultados da Covid-19. As reuniões fazem parte do Projeto Geres Conectada, iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que reúne as equipes das Gerências Regionais de Saúde (Geres), secretários municipais de saúde e seus coordenadores, além do gestor governamental da Seplag que apoia a Geres, para analisar os indicadores do município e possibilitar a melhoria na tomada de decisões.

Além da evolução dos casos de coronavírus no município, exibido pelos gestores governamentais, as coordenações da Geres exibem dados estatísticos, metas, recomendações, novas portarias do Ministério da Saúde, além de ouvir as dificuldades atravessadas pelo município e sugerir medidas para alcançar melhores resultados. “Esse conjunto de informações possibilita traçar um panorama geral do município, permitindo ao secretário municipal de saúde corrigir rotas e fortalecer boas práticas”, explica a gestora governamental, Flávia Antunes, que participa do Projeto.

Só em setembro, o Geres Conectada realizou reuniões em 24 municípios (Altinho, Araripina, Arcoverde, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bodocó, Buíque, Casinhas, Carnaubeira da Penha, Custódia, Feira Nova, Floresta, Ibirajuba, Inajá, Itacuruba, Jataúba, João Alfredo, Orobó, São Bento do Una, São Caetano, Passira, Pedra, Pombos e Trindade). Em outubro já ocorreram mais 11 reuniões (Betânia, Bonito, Machados, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Pesqueira, Sertânia, Tacaratu, Taquaritinga do Norte, Toritama e Venturosa).

Ainda estão previstas mais seis reuniões para serem realizadas em Outubro (Calumbi, Manari, Santa Cruz do Capibaribe, Petrolândia, Tupanatinga e Triunfo). Ao total, já foram realizadas, de junho até outubro, 47 encontros do Projeto Geres Conectada.

O Geres Conectada veio como alternativa ao Projeto Geres Itinerante, que consiste na ida presencial da gerência da Geres e as suas coordenações de Vigilância, Planejamento, Regulação e Atenção Básica aos municípios, com o intuito de avaliar indicadores e discutir dificuldades, na busca de pautar ações e promover uma gestão compartilhada composta por avaliação e planejamento. Por conta do isolamento social, as viagens foram suspensas e a solução encontrada para continuar apoiando os municípios foi a modalidade remota de reunião.

Fonte: Ascom SES/PE