Sergipe apresenta resultado do Projeto de Fortalecimento da Gestão do Trabalho

A Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe apresentou nesta terça-feira (23), o resultado do Projeto de Fortalecimento da Capacidade Técnica das SES para a utilização de Informações na Gestão do Trabalho. O projeto faz parte do Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde (PASES) – 2020 do Conass em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), e teve início em julho de 2020.Para o assessor técnico do Conass e coordenador do projeto, Haroldo Pontes, “esta ação responde às necessidades das SES de organização na gestão do trabalho, na gestão das pessoas e dos recursos humanos, pois entendemos ser fundamental que este campo de trabalho esteja melhor organizado para o bom funcionamento das SES”, disse.

Em Sergipe o projeto resultou no desenvolvimento de painéis no TABLEAU para visualização dos indicadores sobre o volume e composição das despesas com pessoal da SES e das fundações a elas vinculadas.

A secretária de  Estado da Saúde de Sergipe, Mércia Feitosa, agradeceu ao Conass pela parceria e pela oferta do projeto. “Apesar deste período difícil que estamos enfrentando, vi nesta proposta de trabalho uma janela de oportunidades. O produto que apresentamos hoje certifica que o meu pensar era o correto. Vocês trouxeram o que precisamos e necessitamos para fortalecer a gestão: saber o que temos, o que gastamos e como gastamos”, destacou.

Já a diretora geral da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Lavínia Aragão, enalteceu a capacidade adquirida a partir do projeto, de se ter uma relação mais próxima entre todos que fazem a gestão do trabalho na rede estadual de Sergipe.

Mônica Padilha da Opas/OMS, destacou a riqueza do trabalho e ressaltou que a experiência de Sergipe permitirá que os demais estados avancem em conjunto no desenvolvimento de uma ferramenta de gestão.

Para a elaboração dos painéis foram feitos levantamentos de documentos oficiais sobre a política de gestão do trabalho em saúde, de dados referentes à contratação de empresas de terceirização de serviços de higiene, segurança e alimentação em unidades de saúde administradas pela secretaria, além da obtenção de arquivos de dados sobre atributos pessoais, características de vinculação e valores pagos ou creditados aos servidores públicos, ativos e inativos, relacionados na folha de pagamento.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000