Sergipe oficializa adesão ao Projeto de Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde

O Secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, acompanhado do diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima, SES está em Brasília nesta quarta- feira, 27, onde participa da Assembléia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Na oportunidade, o secretário oficializou a adesão ao Projeto Proadi de Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a atenção primária à Saúde, a ser executado pelo Hospital Albert Einstein, um  parceria do Governo do estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o Ministério da Saúde (MS) e o Conass.

De acordo com o secretário, Valberto de Oliveira, uma importante etapa foi cumprida, já que o projeto visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde dos municípios, a partir da Organização da Atenção Ambulatorial Especializada. “Há quase 15 dias recebemos representação do Conass , em Sergipe,  e dialogamos sobre esse projeto com equipes da gestão da SES e também com os municípios, representados pela diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Cosems, e Secretários das sete Regiões de Saúde. Pela importância estratégica do projeto, nos comprometemos com o Cosems, em fazer a adesão, junto ao Conass e o Hospital de referência, etapa essa que cumprimos no dia de hoje, aqui em Brasília”, afirmou.

Para o diretor de Atenção Integral à Saúde da SES, João Lima, a execução do projeto será em uma Região de Saúde do estado, ainda a definir, em consenso com os municípios. “Sabemos que uma Atenção Primária bem resolutiva pode atender até 85% das necessidades da sua população, mas é preciso  compreender que para que isso ocorra, precisamos estar com uma atenção Ambulatorial Especializada bem organizada e trabalhando em rede com a Atenção Primária, por isso a importância do projeto para nosso estado”, afirmou.

Fonte: SES/SE