Sergipe – Projeto e-Transitar / 1º Quadrimestre 2021

MAIO AMARELO “NO TRÂNSITO SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS“ PRIMEIRO SEMESTRE, SERGIPE 2021

Os acidentes e as violências correspondem às causas externas de morbidade e mortalidade, representadas no capítulo XX da Classificação Internacional de Doenças – CID-10. Os acidentes são considerados eventos passíveis de prevenção e englobam as quedas, o envenenamento, o afogamento, as queimaduras, o acidente de trânsito, entre outros (Ministério da Saúde, 2016).

Os acidentes de trânsito são importantes causas de morbimortalidade devido ao crescente número de veículos, mudanças no estilo de vida e comportamentos de risco da população, no mundo os acidentes de trânsito têm se destacado como grave problema de saúde pública.

Este Boletim tem o objetivo de apresentar as informações dos acidentes de trânsito no Estado de Sergipe em 2020, bem como descrever e analisar o perfil de mortalidade da população de Sergipe utilizando os dados do Sistema de Informações de Mortalidade – SIM por meio de variáveis por causas específicas e sexo com vistas a apoiar políticas e ações de prevenção de acidentes de forma intersetorial e incentivar a promoção da saúde por meio da mobilidade segura.

Quanto ao sexo, a análise mostra que dos 410 óbitos por acidente de trânsito em Sergipe, no período analisado, 373 (91%) eram de pessoas do sexo masculino e 37 (9%) eram do sexo feminino. (Figura 1).

A distribuição por faixa etária revelou que o maior número de óbitos em 2020 ocorreu, principalmente, na faixa etária de 30 a 39 anos de idade, representando 24,8% das mortes por Acidentes de Trânsito conforme a Figura 2.

Em relação à distribuição por tipo de vítima, observa-se que em 2020 o motociclista foi à principal vítima seguindo do condutor de automóvel do pedestre e em menor escala o ciclista conforme a Figura 3

AÇÕES REALIZADAS NO MAIO AMARELO

 

  • Confecção de boletim epidemiológico sobre os dados de óbitos por acidentes de trânsito no Estado de Sergipe em 2020.
  • Divulgação de vídeo educativo para a rede Municipal de ensino.
  • Reunião com gestores Municipais da saúde e dos órgãos de trânsito, com entrega de material para os parceiros das Secretarias de Saúde e SMTTs do Estado.
  • Divulgação do Maio Amarelo e realização de Blitz educativas nos respectivos municípios (Aracaju, Lagarto, Estância, Propriá, Noss Senhora da Glória, Umbauba, Macambira, Itabaiana, Ribeiropólis, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora de Lourdes).
  • Abertura do Maio amarelo com Blitz educativa: Respeito e responsabilidade: Pratique no Trânsito, em parceria com o DETRAN, SMTT Aracaju, SMS Aracaju.
  • Blitz educativa em parceria com o SAMU.
  • Divulgação da Campanha do Maio Amarelo em Sergipe e Blitz educativa nas principais ruas de Lagarto.
  • Divulgação da Campanha do Maio Amarelo nos postos de Saúde de São Cristovão.
  • Blitz educativa da Saúde em parceria com a SMTT do Município de Nossa Senhora do Socorro na blitz foram abordadas orientações aos condutores sobre a importância da responsabilidade no Trânsito e sobre os cuidados referentes ao COVID 19.
  • Caminhada realizada pelo Município de Nossa Senhora de Lourdes que teve como objetivo chamar atenção da população sobre os números alarmantes de mortos e sequelados por acidentes de trânsito e conscientizar a população de como a responsabilidade no trânsito pode impactar positivamente na redução desses índices.
  • Encerramento do Maio Amarelo 2021 com palestra online como o tema “Aspectos  Legais da Educação para o Trânsito”.