Serviços de Transexualização de Goiás recebem visitas técnicas do RJ e TO

Visitantes serão recebidas pela equipe da Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde da SES-GO

Destaque no País como um dos mais aperfeiçoados em procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos para redesignação sexual em pessoas transexuais, o Serviço do Processo Transexualizador de Goiás receberá este mês visitas de profissionais de dois Estados, que vêm conhecer a experiência goiana. De 4 a 6 de novembro, a Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde da Gerência de Cuidado a Populações Específicas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) receberá a equipe do Rio de Janeiro; nos dias 13 e 14, do Tocantins

A primeira visita será realizada pela coordenadora do Serviço do Processo Transexualizador do Hospital Pedro Ernesto, do Rio, Márcia Brasil. Ela também é pesquisadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde realiza a pesquisa “A trajetória do processo transexualizador no Brasil entre 2008 e 2018”.

Já nos dias 13 e 14, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, que está desenvolvendo a implementação do Serviço Transexualizador no Estado de Tocantins, também visitará as unidades instaladas em Goiás, buscando conhecer os processos e as rotinas dessas unidades. Os visitantes também fazem parte da equipe técnica do Núcleo Dandara do Ambulatório de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado, na capital tocantinense.

A subcoordenadora de Comitês Técnicos da SES-GO, Bianca Lopes, ressalta que, durante as visitas – ao Hospital da Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-GO), Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) e ao Núcleo de Atenção Básica à Saúde de Itumbiara –, serão realizadas exposições dos processos de articulação, organização, implementação e funcionamento do serviço no Estado. “Vamos trazer ao campo do discurso e interlocução a experiência de trabalho vivenciada em Goiás”, afirma.

Em Goiás, o Serviço do Processo Transexualizador de Goiás vem se consolidando desde 1999. A expansão é resultado da atuação e interlocução promovida pela SES-GO com as gestões de saúde e movimentos sociais.

SERVIÇO

Visita Técnica aos Serviços de Transexualização de Goiás

Data: de 4 a 14 de novembro de 2019

Horário: A partir das 9 horas

Local: Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Luiz Rassi (HGG)

Endereço: Avenida Anhanguera, nº6479, setor Oeste, Goiânia – GO.

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

 

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Contato: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

Chefe da Comunicação Setorial: Ludmila Junqueira

Coordenador de jornalismo: Pedro Henrique Ferreira

Coordenadora de mídias: Letícia Oliveira

Coordenadora de sites: Lívia Soares