SES e municípios firmam parceria para o Planifica SUS

O Estado de Pernambuco dá mais um passo no processo de qualificação e integração das redes de Atenção Primária e Especializada. Nesta segunda-feira (08.07), o secretário executivo de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes, assina o termo de compromisso com representantes dos municípios participantes do projeto de Planificação da Atenção à Saúde (Planifica SUS). A iniciativa faz parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) e vai contemplar, inicialmente, as cidades de Belo Jardim, Pesqueira, Alagoinha, Tacaimbo, São Bento do Una, Poção, Cachoeirinha e Sanharó, integrantes da IV Gerência Regional de Saúde (Geres). A cerimônia de assinatura aconteceu na Escola Estadual Professor Donino, localizada na Av. Coronel Antônio Marinho, no bairro da Bela Vista, em Belo Jardim. A programação segue até o dia 12 com a programação voltada para realização da oficina preparatória do Planifica SUS.

A busca pela qualificação a rede, resolutividade e atuação voltada para promoção e prevenção da saúde será monitorada pelo Hospital Israelita Albert Einstein. O Planifica SUS conta também com a parceria do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). Na abertura do evento, a consultora e Facilitadora do Hospital Israelita Albert Einstein em Pernambuco, Gilcilene Pretta Cani, irá apresentar o que é Planificação da Atenção à Saúde.

Representando os municípios na assinatura do documento de compromisso, o prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos, e os secretários municipais de saúde: Lucival Almeida Oliveira (Pesqueira); Bruno Henrique Araujo (Alagoinha); Aline Cordeiro (São Bento do Una); José Genailson (Poção); Ilzon da Silva (Tacaimbó); José Pereira (Belo Jardim), Larissa Daniele Barreto da Silva (Cachoeirinha) e Hérico Gilmar Almeida (Sanharó).

Na programação, consultores, analistas, facilitadores, tutores, coordenadores e técnicos estaduais e municipais participam de grupos de trabalho e debates voltados para discussão e alinhamento de estratégias que envolvam o trabalho em rede, remodelando o modelo de atenção primária e especializada na IV Região de Saúde, e a atenção as condições crônicas. O resultado dessa oficina será a elaboração de um plano de ação. Escolhida como região piloto para implantação do Planifica SUS no Estado, a área conta com a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), em Belo Jardim, que integra o Protocolo de Regulação do Acesso as Referências Especializadas.

“Nessa oficina, realizaremos a etapa preparatória, com o objetivo de discutir a operacionalização da planificação e o papel do estado e dos municípios nesse processo, com reflexão sobre a situação de saúde e seus principais problemas a serem enfrentados, visando mudanças no modelo de atenção para atender às necessidades de saúde da população, melhorando os resultados desse sistema”, superintendente de Atenção Primária da SES, Maria Francisca Carvalho.

Fonte: Ascom SES/PE