SES lança edição especial do Cartão do Doador de Órgãos

Doze artistas da Agência Rua fizeram ilustrações exclusivas em comemoração à Semana Nacional do Doador

A arte entrou na corrida pela doação de órgãos no estado do Rio de Janeiro. Doze grafiteiros da Agência Rua produziram desenhos exclusivos que vão ilustrar uma edição limitada do cartão do doador de órgãos, oferecido pelo Programa Estadual de Transplantes (PET), da Secretaria de Estado de Saúde. Os cartões serão lançados nesta sexta-feira (29/09) no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo a partir das 11h30.  

– O transplante é um procedimento que depende primordialmente da solidariedade. A parceria com a Agência Rua é uma grande alegria porque percebemos o engajamento de artistas que doaram seu tempo e criatividade para uma causa que é tão nobre. Este ano temos conseguido excelentes resultados e isso é fruto de um trabalho muito sério – disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

A ação é uma parceria com os produtores e curadores de arte urbana Pagu e Andrea Franco. Entre os artistas estão nomes como Luna Buschinelli (que deve entrar para o Guinness com o maior grafite do mundo feito por uma mulher), Bruna Vittori, João Doederlein, Bruno Big e até o ator José Loreto. 

– Às vezes fazemos arte por protesto, às vezes por dinheiro, às vezes fazemos arte por arte. Mas sempre e inequivocavelmente fazemos arte com amor. Doar nosso trabalho para quem se decidiu ser doador de órgãos é um privilégio onde todos fomos voluntários. Foram 18 pessoas envolvidas, sendo 10 artistas para que o Cartão do Doador ficasse mais humano. Se somando um pouco de esforços conseguimos fazer isso com um cartão, imagine o que conseguimos fazer quando a vida acaba pra gente e temos a oportunidade que ela comece para outras pessoas. Eu doei meu trabalho e informei minha família que também doo meus órgãos – disse Pagu, curador de arte urbana.

Para escolher o desenho, fazer sua inscrição no PET e compartilhar com sua família a vontade de ser doador de órgãos, é só entrar no site do programa: www.doemaisvida.com.br

Confira a lista completa dos artistas:

1 – Luna Buschinelli

2 – Tito Ferrara

3 – Rafa Mon

4 – Bruna Vettori

5 – Bruno Big

6 – Wark Rocinha

7 – Airá OCrespo

8 – Bruno BR

9 – Zéh Palito

10 – João Doederlein (@AkaPoeta)

11- José Loreto

12 – Di César

Aumento no número de transplantes – A previsão é que o ano de 2017 tenha o melhor saldo de cirurgias desse tipo desde que o PET foi criado, há sete anos. Até agosto, foram realizados 966 transplantes no estado. No ano passado, durante todo o ano, foram 1.128.

O grande campeão por enquanto é o transplante de córnea, procedimento que já teve uma fila de espera de 10 anos e cuja média de espera atual é de oito meses. Entre janeiro e agosto de 2017, foram realizados 576 transplantes de córnea, o número supera todo o ano de 2016, quando foram feitos 575 procedimentos desse tipo. Outra boa notícia é que só em agosto foram realizados 106 transplantes de córnea, o antigo recorde mensal era de 96 cirurgias.

 

 – A informação é nossa principal estratégia para que a doação de órgãos seja um assunto encarado com cada vez mais naturalidade entre os brasileiros. Acredito que estamos no caminho certo, a evolução nos números tem nos mostrado isso – explica Gabriel Teixeira, coordenador do Programa Estadual de Transplantes.

Outra cirurgia que está muito próxima de bater o recorde é o transplante de coração. Entre janeiro e agosto desse ano foram realizadas 9 cirurgias, mesmo número do ano passado inteiro. Os números de transplantes de rins também são significativos. No ano passado, até agosto, foram 233 procedimentos. Este ano, no mesmo período, foram 234.

Vidas que dependem do “sim” – A legislação brasileira determina que apenas parentes diretos de pacientes com diagnóstico de morte encefálica têm o direito de autorizar a doação de órgãos e tecidos. Não há nenhum documento que possa ser deixado em vida para garantir que a doação ocorra após a morte. Portanto, conversar entre as famílias e expor o desejo de ser doador é a forma mais importante de fazer com que essa vontade seja respeitada. Em 2016, entre as famílias entrevistadas pelas equipes de acolhimento familiar, 46% deram resposta negativa à doação. Já nestes seis primeiros meses de 2017, esse índice está em 45,5%.

Serviço:

Lançamento dos cartões do doador de órgãos

Local: Hospital Estadual Alberto Torres – Rua Osório Costa, s/n – Colubandê, São Gonçalo – RJ

Horário: 11h30

Assessoria de Imprensa

Comunicação Social

Secretaria de Estado de Saúde