SES realiza web aula ‘Observatório Obstétrico Brasileiro de Gestantes e Puérpera com Covid-19’

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza no próximo dia 26 de maio, a web aula ‘Observatório Obstétrico Brasileiro de Gestantes e Puérpera com Covid-19’ com a docente do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Agatha Rodrigues.

Para a presidente do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul (CEPMMI/MS) e gerente da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Hilda Guimarães de Freitas, o encontro é importante porque irá discutir às ações de prevenção a mortalidade materna durante a pandemia do Coronavírus. “Infelizmente, já constatamos 27 óbitos no Estado de gestantes e puérperas sendo 17 mortes em razão da Covid-19”.

Hilda afirma que as unidades de saúde precisam ter um olhar mais apurado, principalmente, nos casos de contaminação da Covid-19 em gestantes e em puérperas. “Muitas às vezes vão mais de uma vez às unidades de saúde e acabam voltando para casa, é justamente, neste ponto, que o acolhimento precisa ser mais eficaz e atuar na prevenção da mortalidade materna”.

A pandemia ainda trouxe outro ponto lembrado pela presidente em que houve um distanciamento por parte das gestantes na procura do pré-natal. “Tivemos diminuição do acolhimento e as gestantes se distanciaram das unidades de saúde. Por isso, é preciso fazer esse retorno nas unidades para melhor acolhimento das gestantes. Elas não devem deixar de fazer o pré-natal. Mesmo com a pandemia é importante não ficar sem o acompanhamento, podendo ligar e agendar na sua unidade de saúde ”.

Para participar da web aula basta fazer a inscrição clicando neste link https://telessaude.saude.ms.gov.br/forms/participe.

Rodson Lima, SES

Publicado por: Rodson Carmo de Lima