Sesa atualiza redefinições de perfis dos hospitais para atendimento de Covid-19

A Secretaria da Saúde publicou, nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial do Estado, a Portaria Nº067-R, que atualiza a redefinição dos perfis de atuação dos serviços hospitalares durante o Estado de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo, decorrente da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).b

São unidades da rede própria e também filantrópicos, que receberam mudanças em relação às referências hospitalares para o atendimento médico tanto para a COVID-19 quanto para demais serviços, de forma a não desassistir a população que demanda o atendimento médico para demais enfermidades, como explica o subsecretário de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa.

“Temos a necessidade mantermos os atendimentos que já eram realizados antes da pandemia, assim como também viabilizar e garantir a assistência aos pacientes em potencial da Covid-19. Diante disso, o Estado tem organizado mudanças de perfis hospitalares, em busca de manter a população capixaba assistida nos serviços de saúde”, disse o subsecretário.

Na nova atualização, o Hospital Estadual Dório Silva, na Serra; o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, em Vitória; e o Hospital Maternidade São José, em Colatina, passam a ser as referências estaduais no atendimento a pacientes com Covid-19 junto a outras seis unidades já referenciadas inicialmente, como Hospital Estaduais Dr. Jayme Santos Neves; Roberto Arnizaut Silvares; Infantil de Vitória; Maternidade Sílvio Avidos; Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim e Hospital Infantil Francisco de Assis.

Além disso, foi redefinido o perfil assistencial de outras unidades hospitalares, tais como os Hospitais Estaduais Central, de Urgência e Emergência e Antônio Bezerra de Faria, todos localizados na Grande Vitória, que irão prestar o atendimento aos pacientes que necessitam de serviços por outras razões que não a Covid-19.

O subsecretario orienta também em relação à busca do serviço a fim de resguardar a saúde do próprio usuário. “É importante lembrar à população que em caso de sintomas respiratórios, deve-se procurar o atendimento médico seja na unidade de saúde próxima a sua residência, seja no Pronto Atendimento para, assim, ser direcionado em relação à conduta do tratamento”, instruiu.

Para ter acesso à atualização da redefinição dos perfis, acesse http://coronavirus.es.gov.br/legislacao


Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br