Sesap abre inscrições para evento virtual sobre segurança do paciente

No ano de 2019 a OMS definiu o mês de setembro e instituiu a data de 17 deste mês como alusivo a Segurança do Paciente, com o intuito de alertar para a importância da assistência segura. Para referenciar esta data, o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP/RN), em parceria com a Subcoordenadoria de Capacitação de Recursos Humanos (SUCA) vai promover um webnário dedicado a profissionais dos serviços de saúde do estado do Rio Grande do Norte.

O encontro virtual será dia 14 de setembro, a partir das 17 horas, através da plataforma on line Go To Meeting. As inscrições devem ser feitas até este domingo,13, através do preenchimento do formulário google disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSceM95-7sgqM0mXTrreNZPJEhcTXVHSafyAsQgmJbuqhNa3UQ/viewform?usp=sf_link.

Serão ofertadas 260 vagas.

O link de acesso as aulas, será enviado por email a cada participante até as 12 horas do dia 14. Os participantes inscritos e frequentes no dia do webnário receberão a Declaração de Participação.

Programação:

A representante do Ministério da Saúde para a Segurança do Paciente, Luciana Yume Ue, falará sobre a segurança do paciente no Brasil. O panorama atual da segurança do paciente no RN será apresentado pela coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente do Rio Grande do Norte (NESP/RN), Alessandra Alves.

A palestra de encerramento será sobre a importância da notificação de queixas técnicas e eventos adversos para uma assistência segura. O tema será apresentado pela representante da Segurança do Paciente da SUVISA/RN Tamara Peçanha. As discussões serão mediadas pelo especialista em Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente pela FIOCRUZ e Membro do NESP/RN, Emanuel Martins.

Segurança do Paciente

A segurança do paciente é importante para pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde. Entre os principais cuidados que garantem uma assistência segura estão: identificar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde, melhorar a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente correto, higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o índice de quedas e úlceras de pressão.

No Rio Grande do Norte, o NESP é o ponto focal do Ministério da Saúde para a temática, conduzindo as ações junto aos Núcleos de Segurança do Paciente dos serviços de Saúde. No contexto da pandemia da COVID 19, o NESP vem dando apoio as estratégias dos Núcleos de Segurança do Paciente no enfrentamento à pandemia. Além das metas de Segurança do Paciente, suas ações são focadas na importância da implantação de ferramentas de Qualidade no cuidado e Segurança do Paciente, suporte para elaboração de protocolos, apoio técnico institucional aos serviços de saúde do estado do RN para melhoria na qualidade da assistência e Segurança do Paciente, e orientações técnicas para o enfrentamento da pandemia, como por exemplo a importância do uso correto de EPI para o enfrentamento da pandemia promovendo um ambiente seguro para o trabalhador e o paciente, além da sensibilização para implantação e fortalecimento dos NSP dos serviços de saúde do Estado do RN.

A Segurança do Paciente tem papel importante na mitigação dos eventos adversos e na promoção de práticas assistenciais seguras.

Fonte: Ascom SES/RN