Sesap investe na qualificação dos profissionais para aplicação da vacina BCG

Com o objetivo de qualificar profissionais de saúde na aplicação da vacina BCG, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Imunização, vem realizando capacitações no nível central da Sesap e nas regionais de saúde do Rio Grande do Norte.

“A vacina BCG previne contra as formas graves da tuberculose e deve ser aplicada uma única dose em todas as crianças ao nascer. Dessa forma, a recomendação é de que as crianças recebam a vacina ainda na maternidade”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.

O treinamento é voltado a enfermeiros, que passarão a atuar como multiplicadores, e a técnicos de enfermagem, que atuarão como administradores da vacina BCG. O curso atende a uma demanda de vários municípios do estado, tendo em vista a carência de profissionais habilitados para essa técnica. A ação foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Sesap e a Maternidade Escola Januário Cicco.

No último mês de setembro, foram ministradas aulas teóricas e práticas para profissionais do nível central e os próximos municípios a serem contemplados serão: Extemoz, Triunfo Potiguar, Felipe Guerra, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Jardim de Angicos e São Francisco do Oeste. Até o final deste ano, cerca de 20 profissionais deverão ter recebido a capacitação.

Fonte: SES/RN