Sesau discute assistência a pacientes da Covid-19

Os diretores das 12 Unidades de Pronto Atendimento de Alagoas (UPAs) de Alagoas estiveram reunidos nesta segunda-feira (16), com os secretários de Estado da Saúde, Alexandre Ayres e Executivo de Ações de Saúde, Marcos Ramalho. Na pauta, ações que devem ser adotadas, diante da possibilidade do surgimento de usuários com suspeita de Covid-19 (Coronavírus).

No encontro, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, reforçou a necessidade de reforçar a rede de saúde de Alagoas, na capital e no interior. E, para isso, explicou que a Sesau está à disposição das unidades de saúde para auxiliar neste momento, enfatizando que, apesar de ser preocupante, “não há motivo para pânico”.

“ Estou tranquilo porque a nossa equipe tem dado a resposta e está disponível e pronta para atender aos que necessitarem de informações  e apoio para as medidas que adotarem, no sentido de minimizar os efeitos do coronavírus em Alagoas”, frisou.

Ainda durante a reunião, o secretário Executivo de Ações de Saúde, Marcos Ramalho, explicou que todos da Sesau devem está juntos neste momento, trabalhando de forma unificada. Para isso, há um Plano de Contingência e a Sesau estará apoiando as iniciativas, inclusive se houver necessidade de reforçar o número de profissionais.

Marcos Ramalho, explicou que os gestores das UPAs precisam orientar seus profissionais a fazerem a triagem, de forma que possam identificar, através dos sintomas apresentados pelo paciente, o que é uma simples gripe e o que pode ser coronavírus. Ele destacou a importância de toda equipe ser sensibilizada, principalmente quem atua na triagem.

Participaram do encontro os diretores das UPAs de Maceió, Delmiro Gouveia, Coruripe, Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro, Penedo, São Miguel dos Campos,Viçosa e Maragogi.

Quarta-feira (18) – Nesta quarta-feira, às 9 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina (Pinheiro), supervisores médicos e de enfermagem da primeira macrorregião, participam de um encontro para apresentação do Plano de Contingência e ações que o Estado está desenvolvendo. No dia 24, a reunião acontece para os profissionais da segunda macrorregião, no Planetário, em Arapiraca.

Fonte: Ascom SES/AL