Susam realiza I Encontro do Laboratório de Elaboração do Plano Diretor de Redes Hospitalares

hcor-jpgA Secretaria de Estado da Saúde (Susam) iniciou nesta quinta-feira (16) o I Encontro do Laboratório de Elaboração do Plano Diretor de Redes Hospitalares. As atividades para construção do Plano Diretor serão desenvolvidas até final de 2017, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), uma ação do Ministério da Saúde (MS) que visa o fortalecimento do SUS  por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e de capacitação profissional, em parceria com instituições portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS-SAÚDE) e reconhecidas como unidade de excelência pela Lei Federal nº 12.101, de 27 de novembro de 2009. O I Encontro encerra nesta sexta-feira (17), no Auditório Dr. Klinger do Areal Souto, na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ).

A elaboração do Plano Diretor de Redes Hospitalares será realizada em conjunto com o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo. O Secretário Executivo da Susam, Carlos Nossa, destacou que esta parceria visa a reorganização da rede hospitalar. “Devemos traçar um planejamento estratégico para os próximos 25 anos, visando a melhoria funcional e estrutural da rede de saúde, com foco nas novas tecnologias e a realidade social, econômica do Estado. Neste momento, todos os diretores de unidades de saúde, Conselhos e representatividades populares devem se engajar e trabalhar para a melhoria da rede de atenção à população usuária do SUS”, destacou o Secretário Executivo. 

Armando De Negri Filho, Coordenador do Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde, do Hospital do Coração (LIGRES HCor/SP) e Coordenador Geral do Projeto Proadi-SUS, Plano Diretor de Redes Hospitalares, ressaltou que, além do Amazonas, os Estados do Pará, Espírito Santo e Sergipe, também integram o projeto sob a tutoria do HCOr.

“A construção do Plano Diretor de Redes Hospitalares será feito em etapas e de forma coletiva. Os servidores aqui presentes assumem um compromisso de pensar nas necessidades e orientações estratégicas em saúde para o Amazonas pelos próximos 25 anos”, destacou Armando De Negri. “Uma etapa importante é o referencial histórico da construção da saúde no Amazonas”.

O diretor-presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, destacou que este é um passo importante. “Historicamente, a Fundação, por exemplo, iniciou como hospital para tratamento de tuberculose, há 64 anos. Nossa trajetória passou por várias etapas e mudanças assistenciais. Quando foi criado, a realidade assistencial e social dos usuários era outra”, lembrou Bichara. 

____________________________

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM