Taxa de retransmissão de covid-19 no Amapá é a terceira menor do país

No dia 1° de julho, a taxa era de 0,94, o que demonstra redução no contágio. Medidas como o lockdown foram fundamentais para alcançar o resultado.
Foto: Arquivo SecomA queda no ritmo de contágio resulta em menos pessoas infectadas pela covid-19
O Amapá iniciou o mês de julho com a terceira menor taxa de retransmissão de covid do país: 0,94. É o que apontam dados produzidos por meio de uma parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A pesquisa, referente a 1º de julho e atualizada diariamente, revela, ainda, que apenas seis estados do país apresentam taxa inferior a 1.

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), estar com níveis de transmissão abaixo de 1 indica que, em média, menos de uma pessoa pode ser contaminada a cada infectado. Ou seja, há redução no ritmo de contágio.

Para efeito de comparação, no dia 31 de maio a taxa de retransmissão no Amapá era de 1,4. De acordo com a pesquisa, este número apresenta uma tendência de queda desde 25 de junho.

Para o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, o resultado é fruto de um conjunto de ações adotadas pelo Estado para conter a infeção, especialmente pelos altos índices de isolamento social alcançados no período de 2 de maio a 19 de junho, durante o lockdown, que trouxe medidas ainda mais restritivas.

“Essa taxa reflete todo o nosso esforço e empenho no combate à pandemia, entretanto é necessário manter as medidas de prevenção e contenção no combate ao coronavírus”, pontuou Dorinaldo Malafaia.

Para manter a queda no ritmo de contágio, o gestor ressalta que é fundamental a população continuar respeitando as medidas de isolamento social vigentes.

Taxa de retransmissão

Para calcular a taxa de transmissão, se utiliza o Rt – número de reprodução eficaz. É o número médio de contágios causados por cada pessoa infectada em um determinado ponto no tempo, levando em consideração mudanças no comportamento (quarentena, uso de máscaras, home office, etc).

Um Rt de 3–4 infectará virtualmente toda a população, enquanto um Rt de 1.5 pode, ainda, alcançar 60% da população. Somente se o Rt for menor do que 1, o contágio irá diminuir até ser eliminada.

Por: Nelson Gama