Teste rápido Covid-19: Fiocruz lança novo curso online e gratuito

O Campus Virtual Fiocruz acaba de lançar o curso online e gratuito  “Treinamento para uso dos Kits Teste Rápido Covid-19”. Com carga horária total de 15h, seu objetivo é apresentar aos profissionais, e a todos os interessados no tema, os procedimentos corretos para a utilização dos kits de teste rápido de Covid-19 com segurança; além de fornecer informações técnicas sobre ele, como características e composição; e as formas adequadas de manuseio, armazenamento e transporte dos kits.

As inscrições estão abertas!

O curso foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Mangunhinhos/Fiocruz), a Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), a Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan/Fiocruz) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

A vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos, Rosane Cuber, que também é coordenadora acadêmica do curso, afirmou que neste momento, em que o país volta a ter uma alta expressiva no número de casos da Covid-19, “a testagem continua sendo uma aliada muito importante nas ações de vigilância epidemiológica. Por isso, esse treinamento ganha uma relevância ainda maior diante do atual cenário, em que precisamos aumentar não só o número de vacinados, mas também de testes de diagnóstico realizados, como medida preventiva. A procura pelos exames tem sido grande e é preciso profissionais capacitados para realizá-los”, comentou.

A formação inédita pressupõe que o treinamento dos profissionais atuantes nos pontos de testagem facilite o manuseio, e garanta a rapidez e precisão do processo, ampliando, dessa forma, o grau de segurança dos resultados, evitando desperdícios, bem como descartes inadequados.

Conheça a estrutura do curso Treinamento para uso dos Kits Teste Rápido Covid-19:

• Módulo 1 – Introdução às vacinas e as vacinas Covid-19

• Módulo 2- Vacinas Covid-19: produção, transporte, conservação e armazenamento

• Módulo 3 – Sala de Vacina Covid-19: organização e procedimentos

• Módulo 4 – Sala de Vacina Covid-19: organização e procedimentos para populações vulnerabilizadas

• Módulo 5 – Vacina e vigilância: questões clínicas e sistemas de registros

Acesse o curso e conheça mais detalhes em Campus Virtual Fiocruz:
https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=noticia/63334