Última semana para inscrição de experiência no Laboratório de Inovação sobre produção, disponibilidade, acesso e consumo de frutas, legumes e verduras

Até o dia 31 de agosto, atores do serviço público, coletivos de produtores, cooperativas, mulheres rurais, agricultoras/es familiares, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, organizações e associações da sociedade civil são convidadas/os a compartilhar suas experiências. A iniciativa faz parte das atividades de cooperação técnica entre o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Promoção da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Centro de Excelência Contra a Fome (WFP).

As inscrições estão disponíveis no site Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras. O objetivo é identificar, selecionar e divulgar experiências bem-sucedidas, inspiradoras e replicáveis, de incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras pela população brasileira, mesmo diante dos desafios apresentados no contexto da pandemia pela doença covid-19.

A consultora nacional da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, Doenças Crônicas não Transmissíveis e Saúde Mental da OPAS/OMS no Brasil, Luisete Bandeira, conta que o Laboratório de Inovação FLV irá sistematizar e divulgar as experiências e desta forma incentivar a troca de conhecimento entre gestores, trabalhadores e outros atores essenciais desta agenda, para além do setor Saúde, no Brasil e em outros países. “O Laboratório de Inovação tem essa característica inovadora, de possibilitar o mapeamento de circuitos curtos de produção de alimentos que integram produtor e consumidor, e de identificar iniciativas coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável na Atenção Primária à Saúde”, explica Bandeira.

A inclusão de iniciativas é feita em um processo online, rápido e simplificado, no endereço eletrônico bit.ly/LaboratórioFLV. Basta ler o edital, cadastrar uma pessoa responsável pela iniciativa e preencher, direto na plataforma, a ficha de inscrição. O prazo para inclusão termina no dia 31, próxima terça-feira. Ainda dá tempo. As experiências cadastradas serão fundamentais para subsidiar a elaboração de um conjunto de recomendações para políticas públicas setoriais e intersetoriais. Poderão receber um certificado de reconhecimento, ser divulgadas em uma publicação e as /os protagonistas poderão ser convidadas/dos a compartilhar seus relatos durante o Congresso Internacional sobre o tema, em novembro de 2021.

Confira o passo a passo.

Diálogos Regionais – Para ampliar a reflexão e lançar luzes às experiências que fortalecem a produção, o abastecimento e o consumo de frutas, legumes e verduras no país, o Ministério de Saúde e as agências da ONU parceiras irão realizar, entre 24 de agosto e 14 de setembro, uma série de Diálogos Regionais.

A programação online começa nesta terça-feira (24) com o Diálogo Regional do Sudeste; na sexta (27), será realizado o Diálogo Regional do Sul. Em setembro será a vez dos diálogos da região Nordeste, no dia 2; Centro-Oeste, no dia 03; e Norte, no dia 14. Sempre às 15h, exceto o encontro com a região Norte, que será às 16h (horário de Brasília).

O acesso aos Diálogos Regionais é livre, mediante inscrição simples e rápida, neste link: https://cutt.ly/oQObdsi.

Fonte: Assessoria de comunicação para o Laboratório de Inovação: Incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras