UNA-SUS lança nova oferta de curso sobre Dengue

Profissionais interessados em ampliar os conhecimentos sobre a Dengue, já podem se inscrever na mais nova turma do curso Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo.  Com carga horária de 10h, o curso é livre, autoinstrucional e utiliza recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem. 

As matriculas podem ser realizadas até 8 de novembro, pelo link A capacitação tem início imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, é inteiramente gratuita.

O curso é uma ação do Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Vigilância em Saúde (SVS). É produzido e ofertado pela Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS/Fiocruz) e tem como objetivo familiarizar os profissionais com as recomendações atuais do Ministério da Saúde no que tange ao manejo clínico da doença. 

A partir da análise de oito casos clínicos, os alunos poderão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias e avaliar qual seria a melhor forma de tratamento para cada paciente. 

Todos os casos buscam focar a aprendizagem no diagnóstico diferencial, na classificação de risco e no manejo adequado dos casos, buscando prevenir as complicações.  A cada desfecho de caso, são apresentadas discussões finais e explicação com especialistas em vídeo.

O curso em números

Desde a primeira oferta, em 2012, cerca de 40 mil profissionais, espalhados por 3.787 municípios, se inscreveram no curso que já foi ofertado cinco vezes. A maioria era composta por enfermeiros (35%) seguido de médicos (23,6%) e técnicos e auxiliares de enfermagem (18,9%). Ao total, 20.354 profissionais concluíram o curso. 

São 435 regiões de saúde cobertas com profissionais qualificados neste tema. O estado com maior número de matrículas foi São Paulo, com 4.386 beneficiados; seguido por Minas Gerais com 3.989 e Bahia, com 2.458.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Executiva da UNA-SUS