UNA-SUS/UFG abre matrículas para cinco cursos sobre Saúde Digital

Os cursos abordam os conceitos de governança, pensamento computacional, sistema de saúde brasileiro, semiologia clínica e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC).

Já estão abertas as matrículas para cinco cursos autoinstrucionais, oferecidos pela Universidade Federal de Goiás, uma instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFG). As qualificações trazem conceitos de governança, pensamento computacional, sistema de saúde brasileiro, semiologia clínica e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC).

Interessados podem se matricular até 9 de outubro de 2022. Confira:

Governança em Saúde Digital no Mundo e no Brasil

Com o objetivo de promover o entendimento dos conceitos de governança em geral e de Saúde Digital em particular, o curso explora as dimensões cobertas pela governança, a complexidade dos ambientes heterogêneos, a necessidade de gestão do Plano de Ação (e não apenas de projetos específicos), e a necessidade de um Plano de Monitoramento e Avaliação robusto.

Para isso, traz os principais conceitos sobre governança em saúde digital, governança no plano de ação, monitoramento e avaliação da Estratégia de Saúde Digital (PAM&A). Além disso, apresenta as melhores práticas para os modelos de governança de saúde digital, Governança de Saúde Digital no mundo e no Brasil, o Modelo de governança 4.0 e os modelos internacionais de Governança em Saúde Digital.


Carga-horária:
 10h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

 

 

Pensamento Computacional

Este curso tem como objetivo promover conhecimento, compreensão e empoderamento do público-alvo acerca da computação. Para isso, o conteúdo está dividido em três unidades, a saber:
1 – Como funcionam os sistemas computacionais;
2 – Como são construídos os sistemas computacionais;
3 – Perspectivas;


Carga-horária:
 10h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

 

Sistema de Saúde Brasileiro
O objetivo deste curso é proporcionar a gestores, profissionais de saúde e da tecnologia da informação em saúde, conhecimentos estruturais a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) para que consigam associar princípios e diretrizes, políticas e a concepção de redes de atenção no SUS à concepção de saúde digital, proporcionando habilidades tanto no manuseio de TICs no contexto de assistência e gestão quanto para orientação e engajamento do paciente ao uso das mesmas.


Carga-horária:
 10h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

 

 

 

 

 

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino em Saúde

Com o objetivo de melhorar os processos de trabalho e a escolha das ferramentas que possam subsidiar as ações de educação no SUS, o curso apresenta as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para instrumentalizar o público alvo no apoio ao ensino em saúde.

Para isso, está dividido em três unidades:
1 – O Ensino Remoto e Ensino a Distância: conceitos, diferenças e aplicaçãoes;
2 – Teorias de aprendizagem e o uso de TDIC na educação em Saúde;
3 – Educação Permanente em Saúde e Formação de profissionais: possibilidades e rumos.

Carga-horária: 10h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

 

 

 

Engajamento do Paciente

O curso é uma verdadeira ferramenta no preparo e sensibilização de profissionais e gestores que atuam no âmbito da saúde, para que possam identificar possíveis dificuldades no uso das tecnologias e possam oferecer suporte ao usuário por meio de relações de confiança.

Para isso, são abordados o uso de tecnologias digitais como estratégias para a saúde digital na perspectiva do letramento em saúde, as boas práticas para o acesso às informações confidenciais, a relação de confiança entre profissionais de saúde e pacientes, e o atendimento humanizado – relação entre profissional e usuário.

Carga-horária: 10h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

 

 

 

 

Semiologia Clínica 1

O curso tem o objetivo promover o aprendizado de conceitos e fundamentos da Semiologia, necessários para avaliação e registros seguros, fomentando a reflexão sobre o papel dos profissionais quanto ao registro adequado para a qualidade da informação.

Para isso, faz intersecção com quatro conceitos importantes para a qualificação profissional, que são: Saúde, Informática, Gestão e Saúde Digital.

Carga-horária:
 20h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

 

 

 

 

Fonte: UNA-SUS/UFG