UNA-SUS/UFG lança dois cursos sobre Programa de Residência 

Com carga horária de 12 horas, o objetivo dos cursos é capacitar profissionais para criar e apoiar Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde

Já estão abertas as matrículas para os cursos Orientação para Abertura de Programa de Residência Médica e Orientação para Abertura de Programa de Residência em Área Profissional da Saúde. As ofertas são da Universidade Federal de Goiás, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFG). O objetivo é capacitar profissionais para criar e apoiar a criação de Programas de Residência Médica.

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até 27 de abril de 2022. Os cursos são autoinstrucionais e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, totalmente gratuito. O início é imediato.

Com carga horária de 12 horas, os cursos destacam a necessidade de ampliação do apoio à formação e qualificação de especialistas nas áreas profissionais da saúde, em especial em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Portaria GM/MS nº 1.598, de 15 de julho de 2021 que instituiu o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde (PNFRS).

O PNFRS tem como objetivos valorizar e qualificar residentes, corpo docente-assistencial e gestores de programas de residência em saúde e apoiar institucionalmente Programas de Residência Médica, no âmbito do SUS, por meio de ofertas educacionais, fortalecimento do processo ensino-serviço e apoio institucional.

Por isso, os cursos Orientação para Abertura de Programa de Residência Médica e Orientação para Abertura de Programa de Residência em Área Profissional da Saúde pretendem capacitar e orientar profissionais para que sejam qualificados a apoiar a criação de novos Programas de Residência Médica, cumprindo os objetivos propostos pelo PNFRS na qualificação da formação em saúde e refletindo positivamente no atendimento aos usuários do SUS.

Serviço

Orientação para Abertura de Programa de Residência Médica: UNA-SUS/UFG
Carga horária: 12h
Público-Alvo: profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática.
Matrículas: até 27 de abril de 2022, pelo link.

Orientação para Abertura de Programa de Residência em Área Profissional da Saúde: UNA-SUS/UFG
Carga horária: 12h
Público-Alvo: profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática.
Matrículas: até 27 de abril de 2022, pelo link.

Para conhecer esse e outros cursos da UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/.

Fonte: UNA-SUS/UFG