UNA-SUS/UFMA abre matrículas para o curso Situações relacionadas ao atendimento à demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde

Com carga horária de 30 horas, o curso aborda os protocolos de assistência e manejo correto relativos à demanda espontânea e de urgências e/ou emergência.

Compreender os protocolos de assistência e o manejo correto em casos relativos à demanda espontânea e de urgências e/ou emergência, com destaque para a reanimação cardiopulmonar, comunicação de más notícias e usuários hiperfrequentadores. Esse é o objetivo central do curso Situações relacionadas ao atendimento à demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde.

As matrículas já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 4 de janeiro de 2022, pelo link.

Com carga horária de 30 horas e início imediato, a capacitação é gratuita, online e autoinstrucional. O público-alvo são profissionais de saúde e demais interessados pelo tema.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e, também, com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recurso multimídia, e-books, material em PDF e questionário.

TEMÁTICAS ABORDADAS – A capacitação permitirá que o estudante compreenda situações comuns ao contexto da demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde de modo a aplicar a classificação de risco e vulnerabilidades para a organização do trabalho nessa linha de cuidado. Dessa forma, o curso apresenta os seguintes conteúdos: Suporte Básico de Vida aos pacientes adultos na Atenção Primária à Saúde (APS); Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em pacientes adultos; Suporte Básico de Vida à criança em casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR) na APS; Comunicação de más notícias; Perfil do usuário hiperutilizador na APS; Abordagem aos usuários hiperutilizadores na APS.

CERTIFICAÇÃO – O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Vale ressaltar que esta oferta faz parte do programa “Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde” composto por quatro cursos de carga horária independente. No entanto, o aluno poderá realizar todos os cursos  e obter o certificado com carga horária total de 120 horas.

O curso é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

Para saber mais sobre essas e outras ofertas UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.

Fonte: Ascom UNA-SUS