Unidades da SES criam projetos para estimular a leitura entre pacientes e acompanhantes

Hábito ajuda a ativar a memória e melhora a parte cognitiva

A leitura permite viajar pelo mundo sem sair do lugar. Imaginar territórios desconhecidos, conhecer outras culturas, percorrer pelo tempo e espaço. E quando o leitor está em um leito de hospital, o hábito pode ser ainda mais enriquecedor. Duas unidades da Secretaria de Estado de Saúde criaram projetos a fim de estimular seus pacientes a ler e, com isso, ajudá-los a exercitar a mente e deixar a imaginação fluir.

Um deles acontece toda última quinta-feira do mês no Hemorio.  O projeto Circuito Literário distribui livros, que circulam em um carrinho pelos corredores do ambulatório da unidade, a pacientes e acompanhantes.

Idealizado pela fonoaudióloga Márcia Baima, o projeto também conta com a ajuda de outros profissionais da instituição, que colaboram na sensibilização dos pacientes e na arrecadação e distribuição dos livros.

– O projeto surgiu há cerca de um ano a partir de um tratamento que realizamos especialmente com pacientes com dificuldades cognitivas. Montamos uma biblioteca para que eles pudessem exercitar a leitura como forma de trabalhar a parte cognitiva. Daí, decidimos expandir, abraçando os demais pacientes e acompanhantes. A leitura é muito importante para exercitar a mente. Quando lemos, criamos histórias na nossa cabeça e utilizamos muito a memória. Esse exercício é muito importante para portadores da doença falciforme que têm dificuldades de aprendizado – explica Marcia.

Na última edição do projeto, a paciente Andressa Navarro, de 14 anos, estava com as mãos cheias de livros. Sua mãe, Michele Faria, prometeu incentivar todos em casa a começar a ler mais.

– Estou levando um monte de livros pra casa e vou colocar meu marido para ler também. É um hábito muito bom – afirma Michele.

O projeto também é aberto para os funcionários da unidade. Melicia Saad, do setor de limpeza do hospital, conta que a leitura é uma paixão e que pretende cursar faculdade de Letras.

– Desenvolvi o hábito da leitura quando estava desempregada. Fiquei na casa da minha irmã, comecei a ler todos os livros dela e não parei mais. Este ano vou fazer a prova do ENEM e pretendo começar o curso de Letras. Estou muito animada com isso. Adoro o Circuito Literário, sempre pego vários livros e leio tudo – conta.

O Hospital Estadual Getúlio Vargas acaba de lançar o projeto “Mais Leitura, Mais Saúde”. Assim como acontece no Hemorio, pacientes e acompanhantes podem escolher um livro durante a internação, tornando esse período mais confortável e acolhedor.

Os livros são divididos por gêneros, como, por exemplo, romance, infantil, religioso e crônicas. Neste primeiro momento, o programa vai beneficiar pacientes do setor de Ortopedia, mas a ideia é expandi-lo para as demais enfermarias.

O vigilante Marco Aurélio da Silva Farias, de 48 anos, morador de São João de Meriti, foi um dos primeiros pacientes a conhecer a biblioteca itinerante do HEGV. Ele ficou muito surpreso quando foi abordado pela equipe do projeto.

– Isso é muito importante pra todo mundo que fica internado. Ocupar a mente, ler um livro, poder se distrair. O tempo passa mais rápido e o nosso dia fica mais agradável – disse ele.

O projeto “Mais Leitura, Mais Saúde” conta com a parceria da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

*** Crédito da foto: Divulgação SES/ Maurício Bazílio

Assessoria de Imprensa

Comunicação Social

Secretaria de Estado de Saúde