UFRN lançará pesquisa sobre área de Gestão do Trabalho, realizada em parceria com Ministério da Saúde, Conass e Opas

Janete Castro, Jurandi Frutuoso e Haroldo Pontes

Brasília – A professora e coordenadora de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), Janete Castro, visitou o Conass na quarta-feira (17), onde se reuniu com o secretário executivo, Jurandi Frutuoso, e o coordenador da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Conass (CTGTES), Haroldo Pontes, para tratar do lançamento da pesquisa sobre a área de gestão do Trabalho, realizada pelo Conselho em parceria com a UFRN, com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), e viabilizada a partir de um convênio entre a Universidade e o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho (Degerts).

Ela destacou a importância do Conass no desenvolvimento da pesquisa já que os participantes da CTGTES foram os responsáveis pela aplicação do formulário nas Secretarias Estaduais de Saúde (SES). “Quando o Conass entrou como nosso parceiro, nos dando esse espaço na câmara técnica, estrategicamente foi muito importante, porque trabalhamos diretamente com pessoas que são coordenadores e/ou responsáveis pela área da gestão do trabalho nas SES”.

O objetivo do estudo, segundo explicou a professora foi elaborar um diagnóstico do funcionamento dessas estruturas de gestão do trabalho e da educação na saúde que estão no organograma das secretarias. “Nossa atenção especial foi para a gestão do trabalho porque como é uma pesquisa que está vinculada ao Degerts focamos o diagnóstico na maneira como isso está organizado e como está funcionando nas SES”.

De acordo com Castro, muitos achados importantes foram descobertos com a pesquisa. “Nós caracterizamos quem são esses gestores, quais são as dificuldades de fazer a gestão do trabalho, quais foram as linhas prioritárias que eles desenvolveram nesses últimos 5 anos, o que eles deixaram de desenvolver e o porquê, entre outros”.

A pesquisa foi finalizada em uma oficina em Natal onde foram identificadas as prioridades para uma possível agenda de cooperação entre Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Conass.

O estudo será apresentado em maio para os secretários estaduais de saúde, mas antes, será apresentado em uma reunião nesta quinta-feira (18), com equipe do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho. “Nós sentimos a obrigação de dar um feedback aos nossos parceiros, à CTGTES e aos gestores estaduais que abriram as portas das suas secretarias para que fizéssemos essa coleta. Essa pesquisa nós vamos transformá-la posteriormente em um livro impresso e também online para acesso de todos os interessados”, concluiu.

Assessoria de Comunicação do Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000