Vacina é a forma mais eficaz de proteger as crianças

É difícil para os pais ver aquele bebê tão pequeno levando uma picadinha nos primeiros dias de vida, não é mesmo? Mas, apesar da angústia, é importante reforçar que essa é a melhor maneira de protegê-lo contra doenças. E essa proteção está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde – SUS, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, criado em 1973, que disponibiliza, para essa faixa etária, cerca de 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

O PNI recomenda que as vacinas, BCG, que atua na prevenção da tuberculose e Hepatite B, doença que provoca febre, dor de cabeça, mal-estar, vômitos e, em sua forma mais grave, causa infecções ou tumores no fígado, devem ser dadas ainda na maternidade, nas primeiras 24 horas de vida. Vale destacar que para a BCG é necessário aplicar uma segunda dose após seis meses. Já no caso da Hepatite B, o esquema deve ser em quatro doses: a do nascimento; aos 2 meses; ao completar 4 meses e aos 6 meses de vida.

É importante lembrar que quando a pessoa é vacinada, seu corpo detecta a substância e produz uma defesa, os anticorpos, e são esses anticorpos que permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro, a isso denominamos de imunidade.

Hoje, o Brasil também tem avançado na produção de vacinas e atualmente conta com técnicas modernas desenvolvidas em laboratórios públicos que atendem a todo o processo de qualidade de produção exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa agência tem sua competência técnica reconhecida tanto pela OMS, por meio dos programas de Pré-Qualificação de Vacinas e Qualificação do Sistema de Controle Laboratorial de Medicamentos, quanto pela Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS.

Apesar da ampla oferta, o país viu nos últimos anos uma queda nas coberturas de diferentes vacinas. Para alertar a população sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia para prevenir várias doenças, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) se uniram para promover uma ampla campanha de incentivo à vacinação, chamada Vacina Mais, com mais de 40 instituições apoiadoras.

A ação é uma grande mobilização permanente que alerta sobre a importância da vacinação como medida mais eficaz de afastar de vez as doenças que já tinham sido eliminadas no país.

                                                       

Para saber mais do calendário vacinal para crianças, veja a tabela abaixo: