Vacina Mais alerta para a importância da vacina BCG

 

No Brasil e no mundo o número de casos da tuberculose, principalmente em crianças, é cada vez maior. É o que mostram dados da Fiocruz. Em 2020, mais de um milhão de crianças tiveram a doença. Dessas, mais de 200 mil perderam a vida.

A tuberculose, no entanto, é evitável e o Programa Nacional de Imunizações (PNI), oferece gratuitamente uma vacina para a sua prevenção: a BCG, que protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A doença não afeta apenas os pulmões, mas também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Apesar de sabermos que a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças e defende o organismo de vírus e bactérias que podem até levar o indivíduo à morte, nos últimos anos a cobertura vacinal para a tuberculose tem caído vertiginosamente, preocupando as autoridades sanitárias e levantando a discussão sobre a importância desta vacina para a proteção das nossas crianças, conforme explica a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai. “Temos a circulação do bacilo da tuberculose entre os adultos, no Brasil, e as nossas crianças, que estão sem a proteção da BCG, correm o risco de serem infectadas e apresentar casos graves de tuberculose”, alertou.

Em 2015, dados do PNI/MS, apontavam uma cobertura vacinal para a tuberculose maior do que 105%. Em 2021, este número caiu para 67%. Vale ressaltar que a cobertura vacinal considerada ideal é de no mínimo 90% para esta vacina.

 

Para Ballalai, a BCG é fundamental para as crianças e precisa ser aplicada preferencialmente logo no nascimento ou no primeiro mês de vida. “No primeiro ano de vida, principalmente, aconteciam muitos casos de tuberculose miliar e meningite por tuberculose. A vacina é importante justamente para que esses casos não voltem a acontecer”.

Segundo o assessor técnico do Conass, Nereu Henrique Mansano, a BCG (bacilo Calmette-Guérin) protege a criança das formas mais graves da tuberculose, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa. “A vacina está disponível nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde e em algumas maternidades. É importante que a vacinação com a BCG seja realizada o mais precocemente possível, preferencialmente ao nascer, ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias”, destacou ele.

Para mobilizar a sociedade sobre a importância da proteção das nossas crianças, a Campanha Vacina Mais, divulga esta semana, cards com informações sobre a vacina BCG. Ajude a divulgar esta causa! Compartilhe com os amigos e nas suas redes sociais e faça parte deste movimento em prol do aumento das coberturas vacinais no Brasil.

Acesse aqui o material da campanha.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000