Vacina Mais enfatiza importância da vacinação contra poliomielite no Brasil em novas peças de campanha  

A Campanha Vacina Mais disponibilizou um novo pacote de peças de comunicação que abordam a importância da vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Com o atual cenário das baixas coberturas vacinais no Brasil, o incentivo à imunização contra a pólio fica ainda mais urgente, e o conteúdo da Campanha Vacina Mais pretende somar-se às ações de comunicação para engajamento social e comunitário. As peças desse novo pacote são voltadas, principalmente, para a disseminação nas redes sociais, os posts apresentam aspectos da doença, as sequelas, dados sobre a baixa cobertura vacinal e a importância da vacina.

A campanha é fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). As instituições ressaltam a importância da contínua mobilização social e de instituições apoiadoras para que o Brasil volte às coberturas vacinais que levaram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao reconhecimento internacional.

Como funciona a campanha?

Para participar desse movimento, basta acessar esse link https://cutt.ly/vacinamais e baixar os cards ou carrosséis (sequência de cards que devem ser usados juntos em um só post, voltados para o Instagram) e compartilhar em suas redes sociais com a hashtag #VacinaMais.

Os conteúdos da campanha são verificados por um time de assessores técnicos especializados em saúde pública. O objetivo é disseminar informações importantes e consistentes sobre vacinação e doenças que podem ser prevenidas através de imunizantes seguros e de qualidade.

Os pacotes de peças gráficas estão disponibilizadas gratuitamente em alta qualidade para serem baixados e postados nas redes sociais ou serem impressas. As novas peças estão disponíveis também em uma versão com tarja livre para inserção da logo como apoio da secretaria, prefeitura, governo ou instituição.

Nesse novo “pack”, também constam sugestões de legendas para cada post e legendas #ParaCegoVer, na perspectiva de deixar o conteúdo mais acessível.

Recomendações importantes: não compartilhem somente um dos cards das peças em formato carrossel (sequência de cards que devem ser usados juntos em um só post, voltados para o Instagram), os cards são pensados em conjunto para que a informação do post seja completa. Caso queira enviar somente um card via Whatsapp, por exemplo, opte por baixar e compartilhar o “card único” indicado no site. Também ressaltamos que as legendas sugeridas sejam usadas ou levadas em consideração, elas também fazem parte do post! Não esqueça de marcar a hashtag #VacinaMais para que a campanha alcance mais visibilidade.

Cenário da Pólio 

Graças à vacinação, a pólio foi eliminada das Américas em 1994, sendo a primeira região do mundo a alcançar esse resultado. Mas essa conquista pode ser perdida se o índice de cobertura de vacinação continuar tão baixo quanto está hoje, em 69%, muito longe do ideal de 95% ou mais. Atualmente, o Brasil é um dos países das Américas com alto risco para reintrodução dessa doença, devido à baixa cobertura de vacinação no País, que tem caído a cada ano. A boa notícia é que temos a solução para melhorar esse cenário: a vacina, que é a única medida de prevenção contra a pólio. 

Sobre a Campanha

O CNS, Conass, Conasems e OPAS/OMS se uniram para promover uma ampla campanha de incentivo à vacinação. O lançamento do “Vacina Mais” aconteceu no dia 29 de junho e foi transmitido ao vivo no canal do CNS no YouTube.

Levando em consideração a importância da vacinação, o objetivo da campanha é unir esforços para conscientizar a população sobre a necessidade de aumentar a cobertura vacinal, para isso o “Vacina Mais” oferece peças com informação clara, atraente e acessível para diferentes públicos sobre a segurança, importância e efetividade de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). As peças são disponibilizadas em “pacotes temáticos” mensalmente e podem ser usadas de maneira livre nas redes sociais, já foram disponibilizados três pacotes de peças, conteúdos sobre vacinação contra Covid-19, HPV e a importância da vacinação BCG são alguns dos temas já abordados pela campanha e que constam nas peças disponibilizadas.

 

          

Baixe aqui as peças  https://cutt.ly/vacinamais e compartilhe!

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000